Paróquia de Lagoa Seca divulga horários de missas para o Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é o dia dedicado às pessoas que já morreram. A data é feriado nacional. Em Lagoa Seca, cidade da região metropolitana de Campina Grande, no Agreste paraibano, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro preparou uma programação de missas, tanto na Igreja Matriz, como nos cemitérios da zona rural do município. Neste dia é grande o movimento de pessoas, tanto nos cemitérios da sede, quanto dos distritos e comunidades rurais.

Conforme programação haverá missas em quatro horários. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro haverá celebração de missa às 07h00, presidida pelo Frei Francisco, administrador paroquial. No mesmo horário acontecerão missas na Capela do Sítio Oiti, celebrada por Frei Osmar e missa na Capela do Alvinho, celebrada por Frei Edson. Já as 09h00 haverá celebração de missa na Capela do Campinote, também presidida por Frei Francisco.

A Origem do Dia de Finados

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

O Dia de Finados é celebrado pela igreja católica no dia 2 de novembro. Neste dia os cristãos costumam ir visitar o túmulo de seus entes queridos e rezar pela alma deles, assim como também participam de missas para rezar por aqueles que dessa vida já partiram.

O Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

Da redação

0 comentários: