Eleições 2016: debate entre os prefeitáveis de Lagoa Seca é marcado por ataques as gestões passadas. Confira o que cada um dos candidatos falaram

O segundo ciclo de “Debates com os prefeitáveis” realizado pelo SINTAB aconteceu ontem, dia 14, em Lagoa Seca, no Agreste paraibano com os candidatos Fábio Ramalho (PSDB) e Diego do Veleiro (PMDB), no auditório do Centro Marista de Eventos. A sabatina foi uma oportunidade para os pleiteantes ao cargo de prefeito apresentassem seus propostos aos servidores públicos convidados para participarem do evento. De acordo com a diretora do Sintab/Lagoa Seca, Josi Araújo, este momento foi uma oportunidade para “reafirmamos o compromisso de manter-nos sempre abertos ao dialogo, acreditamos que isto é bom para todos, para os candidatos, para a direção do sindicato e, principalmente, para os servidores”. Dayane Muniz, também diretora do Sintab/Lagoa Seca afirma que este debate foi “um marco na história das campanhas a prefeito no município, tendo em vista que pela primeira vez um sindicato promove este tipo de evento na cidade.”

O debate foi marcado por acusações as gestões de prefeitos passados que ambos os candidatos fizeram parte da base de sustentação de apoio, com a curiosidade de ambos se desvincularem desse apoio. Além de criticarem-se mutuamente por não responderem as perguntas a que eram dirigidas. Como destaque ficaram as acusações relacionados ao IPSER. O debate foi transmitido ao vivo pelo YouTube e na página do Facebook do Sintab e tela Rádio Comunitária Ypuarana FM.

Dividido em cinco blocos, o debate foi organizado por temas de interesse aos servidores públicos municipais de Lagoa Seca. Confira abaixo um resumo daquilo que os candidatos falaram.

Transporte Público para os servidores da Zona Rural

Fábio Ramalho (PSDB) garantiu que irá manter o beneficio, além de prometer um local digno de trabalho, principalmente com fardamento para os agentes de saúde. Criticou a gestão atual a respeito da negligência de tratar este tema. Diego do Veleiro (PMDB) relembrou sua atuação na Câmara dos Vereadores, onde sempre atuou em prol dos servidores municipais. Criticou o ex-prefeito e o grupo político a qual pertence seu adversário, por coagir servidores em eleições passadas.
PCCR

Fábio Ramalho falou em reestruturar e realizar um estudo técnico para garantir a reformulação do PCCR. Afirmou que irá dialogar com os servidores e não irá se esconder como a gestão atual, a qual pertence o adversário, fazia. Diego do Veleiro afirmou que os PCCR devem ser reformulados e criticou seu oponente por nunca ter lutado pelos servidores. Diálogo entre funcionários e gestão foi o que marcou sua fala.

Carga Horária

Fábio prometeu concurso público, relembrou o aumento crescente de prestadores de serviço na atual gestão e criticou a falta de responsabilidade fiscal. Diego relembrou o passado do candidato que não apoiou à reformulação do PCCR da atual gestão, relembrou a ficha suja do adversário e citou o escândalo do IPSER.

Atrasos de Salário

Fábio avaliou a saúde financeira do município, informou que iria criar o departamento de compras internas que priorizaria a compra de medicamentos e merenda de qualidade. Diego garantiu o pagamento dos salários em dias, e disse que crise não é desculpa para atrasar salário garantido por lei.

IPSER

Fábio frisou novamente avaliar a saúde financeira do município, falou em reestruturar o IPSER e criar concursos públicos, sem apadrinhamentos políticos que marcou a gestão do atual prefeito. Diego prometeu uma auditória no IPSER, falou das irregularidades das antigas gestões e ressaltou seu papel na crise em defesa do IPSER.

Prestadores de Serviços

Fábio criticou o adversário em relação aos desmandos no IPSER, citou os atrasos de pagamento e garantiu a realização de concursos públicos. Diego garantiu uma previsão orçamentária para a realização de concursos públicos; citou a antiga gestão que só convocou os concursados no fim do mandato e afirmou a criação de cursos de capacitação para o concurso que priorizara a população de Lagoa Seca.

O Debate com os prefeitáveis irá percorrer as 15 cidades-sede do Sintab no agreste da Borborema. Amanhã, dia 16, será a vez de Arara, na Câmara dos Vereadores, a partir das 09 horas; e em Puxinanã, a partir das 15 horas, também na Câmara dos Vereadores.

O evento tem como público alvo os servidores públicos filiados ao Sintab, e a entrada é feita mediante a apresentação do contracheque devidamente atualizado. O debate será transmitido ao vivo pela página do Sintab no Facebook e Youtube. Para mais informações, entre em contato pelo fone: 3341-3178; o e-mail: sintabnaluta@gmail.com; e na rede social, através do endereço: www.facebook.com/sintabpb.

Da assessoria/SINTAB

0 comentários: