Eleições 2016: pré-candidatos a prefeito de Lagoa Seca protocolam pedidos de registros de candidaturas junto à Justiça Eleitoral da Paraíba

O prazo para o registro de candidaturas para prefeito e vereador terminou às 19h00 desta segunda-feira (15). Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, tem dois candidatos registrados para concorrer ao cargo de prefeito junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. No município, estão aptos a votar nas eleições deste ano, 18.878 eleitores.

O cartório eleitoral da 71º Zona Eleitoral de Campina Grande recebeu o pedido de registro das candidaturas do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ramalho (PSDB) e do atual vereador Diego do Veleiro (PMDB). Os dois candidatos vão poder gastar, no máximo, R$ 108.039,06 e contratar até 189 pessoas para trabalhar durante o pleito eleitoral. 

Mais de 40 de candidatos a vereadores também tiveram seus nomes registrados para concorrer a onze vagas na Casa Napoleão Coutinho. Cada um terá um limite de gasto de, no mínimo, R$ 14.366,36. 

Até as 19h00, foram registrados no sistema de candidatos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 6.317 candidaturas para prefeitos, 6.282 registros para o cargo de vice-prefeito e de 166.117 para vereador.

Com o registro, caberá aos juízes eleitorais julgarem os pedidos de candidatura, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles, estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados possam disputar eleições pelo prazo de oito anos.

Conforme o calendário eleitoral começa, pra valer, nesta terça-feira (16), a campanha eleitoral. Uma das novidades do pleito deste ano é a redução do período de campanha, que foi de 90 para 45 dias. A propaganda gratuita no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro. A duração dos programas eleitorais também é menor neste ano, saindo de 30 para 10 minutos.

A legislação eleitoral também prevê regras específicas para as propagandas. Os carros de som podem circular de 08h00 às 22h00. Comícios estão autorizados, mas precisam terminar antes da meia-noite e não podem ter shows musicais. 

Da redação

0 comentários: