Retiro anual da Província Franciscana de Santo Antônio reúne frades no Convento de Ipuarana em Lagoa Seca

“Oportunidade de recolher se no silêncio e vivenciar os exercícios espirituais da oração e da meditação da palavra de Deus” esses foram os sentimentos que marcaram o Primeiro Retiro de 2016 da Província de Santo Antônio do Brasil, que aconteceu nos dias 18 a 21, no Convento Ipuarana em Lagoa Seca, cidade da região metropolitana de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Um encontro com o Deus que nos ama, um tempo para organizar nossa vida espiritual e um momento de se esvaziar para mergulhar na intimidade com Deus, relataram alguns dos cerca de 50 participantes.

Assessorou o retiro o pe. Walterson José Vargas, da Congregação dos Sagrados Corações. No primeiro momento o pregador convidou os retirantes a usar da pedagogia inaciana, que no primeiro momento de retiro precisamos limpar o terreno para que haja espaço onde Deus possa nos comunicar sua vontade. Os outros momentos de meditação foram iluminados pela passagem bíblica de Gêneses 28, 10 – 16, que fala do sonho de Jacó. Como também meditou acerca dos estigmas de São Francisco que se encontra em Primeiro Tomás de Celano 94. E na última meditação, a perfeita Alegria que está em I Fioretti, 23.

O retiro contou ainda com outros três momentos na parte da noite: Na terça feira, os frades participaram da celebração penitencial seguida atendimento de confissões. Na quarta-feira, louvores e pedidos a intercessão de Nossa Senhora. Quinta-feira, foi a vez de colocar se diante de Jesus Eucarístico e adorá-lo. Meios que nos ajudaram a fixa no interior a intimidade em Deus e colher os frutos do retiro.

O segundo retiro provincial de 2016 está marcado para os dias 28 de novembro a 2 de dezembro para os frades que não puderam participar desse.

Por Frei Severino Fernandes, OFM

0 comentários: