Oposição em Favor de Lagoa Seca: PSDB e partidos aliados realizam convenções conjuntas neste dia 31. Fábio Ramalho e Dalva Lucena serão confirmados candidatos a prefeito e vice

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir do próximo dia 20 de julho, é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador, atendendo o artigo 8º da Lei 9.504/1997, que estabelece normais para as Eleições.

Conforme determina a Lei 9.504/1997, "a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em vinte e quatro horas em qualquer meio de comunicação".

Em seu inciso 2º, destaca que "para a realização das convenções de escolha de candidatos, os partidos políticos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento".

Ao observar o rito e calendário estabelecidos pelo TSE para as eleições municipais deste ano, o diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Lagoa Seca realiza, no dia 31 deste mês, a partir das 14h00, no Colégio Estadual Francisca Martiniano da Rocha sua convenção municipal, quando serão confirmadas as candidaturas do partido para prefeito, vic-prefeito e vereadores. Na oportunidade, serão homologados os nomes de Fábio Ramalho (PSDB) e Dalva Lucena (PSD) como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Vários nomes de candidatos a vereadores de 12 partidos que marcharão coligados com o PSDB terão seus nomes confirmados  na mesma convenção. Mais de duas mil pessoas são aguardadas ao grande ato político da Oposição em Favor de Lagoa Seca. 

Militantes e simpatizantes tucanos, além de lideranças políticas de várias siglas partidárias confirmaram presença, a exemplo do deputado federal Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD e do deputado licenciado Manoel Ludgério (PSD). Ele assume a partir desta terça-feira (12) a Secretaria de Gabinete da Prefeitura Municipal de Campina Grande. A solenidade vai ocorrer no salão nobre do Palácio do Bispo, a partir das 10h, com a presença de autoridades municipais, lideranças comunitárias e representantes dos mais diversos segmentos sociais campinenses. 

Para a presidente municipal do PSDB, Aparecida Santos, "a expectativa é que possamos realizar um grande momento que marcará a democracia em nosso município, quando as oposições unidas confirmarão os nomes de Fávio e Dalva na nossa chapa majoritária. Não temos dúvida de que esse é apenas o primeiro passo para a grande luta que está por vir em favor de Lagoa Seca".

Nestas eleições entraram em vigor as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional. A reforma ampliou o período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuiu a duração da propaganda no rádio e na TV. As doações de empresas privadas para as campanhas políticas estão proibidas desde que o Supremo Tribunal Federal entendeu que elas feriam a Constituição. A partir de agora, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.

Da redação

0 comentários: