Eleições 2016: partidos políticos de Lagoa Seca marcam suas convenções partidárias para oficializar candidatos às eleições deste ano

Uma nova e importante etapa do calendário eleitoral começa nesta quarta-feira (20). A partir desta data os partidos já poderão fazer suas convenções partidárias que oficializarão os candidatos a prefeito, vice, as chapas a serem montadas e também a lista dos candidatos a vereador nas eleições de 2 de outubro. O prazo final para a realização das convenções é 5 de agosto.

Em Lagoa Seca, cidade da região metropolitana de Campina Grande, Agreste paraibano, onde o cenário político já está previamente montado, os três partidos que possuem pré-candidatos a prefeito já se organizam para realizarem as convenções junto com os aliados. Os primeiros eventos serão nos próximos dias. 

No dia 31, na Câmara de Vereadores de Lagoa Seca, a partir da 13h00, o PT do B realizará sua convenção para escolher seus candidatos. Na majoritária, até o momento só está confirmado o nome do ex-prefeito Bola Coutinho (PT do B), que tenta voltar a comandar os destinos dos moradores do município. O seu companheiro ou companheira de chapa ainda não foi anunciado.

No mesmo dia, o PSDB realizará sua convenção com partidos aliados, a partir das 14h00, na Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha. Serão homologados os nomes de Fábio Ramalho (PSDB) e Dalva Lucena (PSD) como candidatos a prefeito e vice. A chapa é de oposição e tem o apoio do ex-prefeito Edvardo Herculano (PSDB). 

Já PMDB fará sua convenção no dia dia 5 de agosto, na Câmara de Vereadores, a partir da 18h00. Não ocasião serão confirmados os nomes do vereador Diego do Veleiro (PMDB) e Joelma Rocha (PSB). A chapa é da situação e conta com o apoio do atual prefeito, José Tadeu (PSB), que desistiu de concorrer à sua reeleição.

Além da homologação das candidaturas e da oficialização das coligações com outros partidos, todos os eventos políticos acima citados realizarão o sorteio dos números para os candidatos a vereadores.

Há outras datas importantes do calendário eleitoral que devem ser observadas pelos eleitores e agentes políticos de Lagoa Seca. Dia 15 de agosto, é a data final para pedidos de registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações aos cartórios. Dia 16 de agosto, início da campanha eleitoral que vai durar apenas 45 dias e não mais 90. Dia 26 de agosto, início dos programas de campanha no rádio e televisão durante 35 dias e não mais 45 dias como antes. Já no dia 2 de outubro, acontecem as eleições para prefeito, vice e vereador.

Mais informações

Vale salientar, que a partir do dia 6 de agosto emissoras de rádio e de televisão não poderão veicular em programação normal e em noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados; veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes; dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.

A partir do inicio da campanha eleitoral, dia 16 de agosto, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 08h00 às 22h00, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 08h00 às 24h00, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

Também é o início do prazo para a propaganda eleitoral na internet, sendo vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

Da redação

0 comentários: