Eleições 2012: siglas, eleitores e marqueteiros apostam nas redes sociais como ferramenta aliada para candidatos de Lagoa Seca

As eleições municipais serão realizadas a pouco mais de dois meses, mas a sucessão em Lagoa Seca começou bem antes nas redes sociais, um ambiente virtual que a cada dia o cidadão lagoasequense usa com mais frequência. Nesse período de pré-campanha, o eleitor do município tem usado diversas plataformas da web para manifestar seu apoio a candidatos a cargos eletivos.  Além de divulgar suas ideias, propostas, de elogiar e alfinetar,  também são visíveis a troca de farpas entre todos os envolvidos no processo eleitoral deste ano.

Nessa guerrilha eleitoral vale tudo: perfis falsos, ofensa à imagem com áudios raivosos e, nesse fogo cruzado, o principal alvo é o prefeito José Tadeu (PSB), que apoia o vereador e pré-candidato Diego do Veleiro (PMDB). Os pré-candidatos da oposição também são alvos da fúria de muitos eleitores-internautas e denúncias já começam a chegar à Justiça Eleitoral. Nessa guerrilha virtual, os três principais pré-candidatos a prefeito de Lagoa Seca já são alvo de perfis “fakes” e até o final do pleito, nesse vale tudo, muitas ações podem gerar demandadas com medidas judiciais mais contundentes. Nesse clima eleitoral que a comunidade já vivencia, é bom lembrar que o respeito mútuo é essencial para uma disputa saudável, democrática e sem traumas para ninguém.

Feitas estas ressalvas, o que se percebe é que vários eleitores do município estão ativamente engajados na campanha de seus pré-candidatos, muitos deles produzindo de forma muito criativa excelentes materiais que já circulam nas redes sociais. Muitas dessas peças são jocosas e permeadas de críticas. A febre agora, nas redes sociais, é manifestar apoio, em especial, em perfis do Facebook, quando usuários estampam em sua foto o número do partido do pré-candidato.

O WhatsApp, o aplicativo de comunicação instantânea pelo celular que, cada vez mais vem se tornando um instrumento importante de disseminação da informação, também tem sido fundamental para o uso de propagação de algumas manifestações dos pré-candidatos a prefeito de Lagoa Seca. Seus seus aliados também usam a plataforma digital para as mais diversas ações, estabelecendo uma comunicação eficaz em rede, numa busca desenfreada de defesa e ataque.

A campanha eleitoral já teve início, os assessores dos candidatos em Lagoa Seca, nessa era do marketing digital usarão as mais diversas plataformas, com seu poder de convencimento, para atrair os eleitores do município, que ainda não decidiram pela escolha de quem deseja eleger nas eleições de 02 de outubro. Não podemos deixar de alertar e ao mesmo tempo lamentar, que a temporada de baixaria também já começou. Apesar de tudo, viva a liberdade de expressão, a manifestação do pensamento e a nossa democracia.

Da redação   

0 comentários: