“Campina Grande 2035” terá interatividade com o público e contribuirá para o desenvolvimento de cinco cidades da Borborema, entre elas Lagoa Seca

Nesta segunda-feira (4), será lançado o portal “Campina Grande 2035”, um canal de interatividade que irá contribuir com o Plano de Desenvolvimento Estratégico da cidade, que também será apresentado neste dia. O lançamento será às 9h30, no auditório Francisco Alves Pereira, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). O ambiente virtual poderá ser acessado pelo endereço eletrônico www.campinagrande2035.com.br e também haverá espaço para que a sociedade contribua com propostas ao desenvolvimento sustentável das cidades de Lagoa Seca, Boa Vista, Fagundes e Massaranduba.

“A principal função do Portal é desenvolver e apoiar a pesquisa de opinião pública, que será hospedada na plataforma. Os moradores poderão destacar os principais pontos positivos das cidades e os que merecem especial atenção, como os problemas de cada município. O Sebrae Paraíba espera que, assim, o trabalho de desenvolvimento local seja democrático, participativo e com resultados visíveis, já que envolve várias gestões”, disse o gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, destacando que o Sebrae apoia a proposta e integra o Comitê Gestor Multinstitucional.

De acordo com os realizadores do portal, a população poderá selecionar quais devem ser as prioridades da cidade para os próximos anos e apresentar os principais elementos que caracterizem a cidade que eles sonham em ver em 2035. Através da plataforma digital será divulgada também a agenda do Plano e datas dos debates públicos, que serão realizados com oficinas junto aos municípios contemplados no Plano.

A construção do trabalho é de uma visão de futuro compartilhada e um projeto de desenvolvimento sustentável de longo prazo para os municípios atendidos. O grupo trabalhará no aumento da atratividade para investimentos, fomentando o desenvolvimento econômico e social. Com isso, a integração entre instituições públicas e privadas serão firmadas nas oportunidades para geração de benefícios e uma destinação de qualidade dos gastos públicos em todos os municípios contemplados.

Os conteúdos são referentes à “Análise Retrospectiva e da Situação atual através de Indicadores Socioeconômicos”, “Estudo de Benchmarking para Comparação com Cidades Similares e busca de Boas Práticas em outros municípios do Brasil e do Exterior”, “Estudo de Tendências para a Cidade e seu contexto local, regional, nacional e global”, entre outros.

O Plano de Desenvolvimento Estratégico foi financiado com recursos da iniciativa privada e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), conduzido por um Comitê Gestor Multinstitucional. O Plano é resultado da parceria entre Fiep, Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL), Sebrae, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Sudene, Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) e Governo do Estado.

Com assessoria

0 comentários: