Lagoa Seca abre mais uma edição do Salão & Mostra de Artesanato. Evento pretende movimentar economia local, a cultura e o turismo na região

Em clima de festa junina, teve início nesta quarta-feira (22), a 12ª edição do Salão & Mostra do Artesanato de Lagoa Seca, cidade localizada a 7 km de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, distante a 128 km de João Pessoa. A abertura, oficial, aconteceu às 10h00 (horário local), na sede da Associação dos Artesãos de Lagoa Seca, localizada na rua Cícero Faustino da Silva, Centro da cidade e vai se prolongar por 90 dias. Na ocasião, foram servidas vários tipos de comidas típicas aos convidados e presentes. Estarão expondo seus produtos mais de 20 artesãos de todo município. O salão segue aberto para visitação e comercialização das várias tipologias do artesanato local durante todos os dias da semana, das 08h às 12h e das 14h às 19h. Ele é coordenado pela artesã e ex-vereadora Expedita da Costa Medeiros. 

Vários políticos estiveram na abertura do evento, a exemplo do ex-prefeito Pedro Jácome, vereador Iran Barbosa, ex-vereador José Armando e Fábio Ramalho, pré-candidato a prefeito de Lagoa Seca. Muitos artesãos locais e moradores da comunidade prestigiaram a solenidade, que teve as bênçãos do Frei Alexandre, OFM. 

De acordo com a coordenação do evento, serão expostos e vendidos diversas peças, a exemplo das produzidas à base de estopa, madeira, renda, tricô, garrafas pet, cerâmica, algodão colorido, tear, pintura em tecido, crochê, kits de enxoval para bebês e bordados em geral. 

A expectativa dos artesãos é de que as vendas sejam proveitosas e que a partir dessa exposição o artesanato de Lagoa Seca possa se fortalecer ainda mais, gerando novos empreendedores.

Para Expedita Medeiros, idealizadora do salão, “o artesanato de Lagoa Seca é rico em cultura e repleto de histórias. É o talento de criar com as mãos, peças que representam o dia-a-dia de cada artesão, as suas raízes, os seus ensinamentos e horas e horas de dedicação. Fazer artesanato é colocar sentimento, sensibilidade e amor pelo que faz. Cada peça levada para casa é uma história compartilhada. Esperamos com esse evento movimentar a economia local, a nossa cultura e o turismo em nossa região", comentou.

O Salão & Mostra do Artesanato de Lagoa Seca tem o objetivo de valorizar o artesanato praticado pelos artesãos do município, buscando que os mesmos tenham um local para comercializar os seus produtos nesse período junino. Além de gerar renda, o evento se conecta à programação do “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, onde visitantes de todo o país procuram por artesanato de qualidade para levarem consigo uma lembrança do Estado da Paraíba.

Da redação

0 comentários: