Em Lagoa Seca: amanhã tem muito forró, quadrilha e apresentações culturais na 5ª edição do São João Fest Forró do Bairro Bela Vista. Imperdível...

O São João é a festa mais animada do interior do Nordeste, o que não difere também de Lagoa Seca, cidade vizinha a Campina Grande, onde acontece o Maior São João do Mundo. Nesse clima festivo, moradores do bairro Bela Vista vão festejar, neste sábado (25), a partir da 21h, mais uma edição do São João Fest Forró, evento que acontece em sua  5ª edição, graças a iniciativa de um dos moradores do bairro, o jovem ativista cultural, Daniel Brandão, que também é radialista. O evento acontece na rua Frei Clementino, vizinho a sede da Rádio Comunitária Ypuarana FM, que apoio o evento.

Segundo Daniel Brandão grande parte dos moradores se envolvem com a festa do bairro, desde os preparativos iniciais, sua organização, produção e até sua divulgação. Durante a festa, cada morador se apresenta ao seu modo, sempre com o melhor traje caipira para dançar forró. No grande arraiá do bairro, muita comida típica será comercializada, como milho cozido, bolo, canjica, pamonha. O brilho da festa ficará por conta dos trios de forró, apresentações de quadrilhas, entre outros atrativos culturais.

"Nossa iniciativa aqui no bairro demonstra nossa resistência em manter acesa a chama da cultura popular, em especial nessa época, que muito bem sendo descaracterizada pela força avassaladora cultura de massa midiática. Devemos manter as coisas simples da roça, do cotidiano do povo simples de nosso município, resgatando e mantendo as tradições das festas juninas e seus hábitos", completou Daniel Brandão.

O grande referencial e centro dos acontecimentos do São João Fest Forró do Bairro Bela Vista, além das apresentações de quadrilhas e outras expressões da cultura popular da região, alerta Daniel Brandão, será a fogueira, que significa para nós um símbolo, uma tradição mantida até os dias atuais, quando nossas famílias, nas portas das suas casas, se reúnem para comemorar os festejos juninos, consumindo as comidas típicas, ao som das sanfonas, zabumba e triângulo. Queremos repetir esse símbolo em nosso evento, com muito entusiasmo e alegria contagiante, mantendo acesa a chama da fraternidade, da solidariedade e do amor entre todos os moradores do nosso bairro com toda a comunidade de Lagoa Seca.

Da redação

0 comentários: