Primeira turma do Curso de Educação para o Envelhecimento Humano do Campus II cola grau em Lagoa Seca

A primeira turma do curso de Educação para o Envelhecimento Humano da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), implantado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Lagoa Seca, está concluindo suas atividades com uma série de solenidades que culminará com a Colação de Grau, no próximo dia 2 de junho.

A turma pioneira do curso da UAMA em Lagoa Seca iniciou com 40 idosos, dos quais 37 estão concluindo. Teve dois anos de duração, incluindo 15 componentes curriculares em diversas áreas de conhecimento, ministrados por docentes dos campus I e II da UEPB e por professores cedidos pela Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, totalizando uma carga horária de 800 horas.

O curso de Lagoa Seca, além de difundir aprendizado nas áreas de saúde e educação, desenvolveu também atividades adequadas à realidade local e específica do Campus II, envolvendo trabalhos com plantas, mudas, alimentos naturais e outros componentes presentes na grade curricular do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).

Na UEPB, o curso foi implantado em 2009, no Campus de Campina Grande, sendo estendido para o Campus de Lagoa Seca no ano de 2014 e para o Câmpus de Guarabira em 2015. Desde então já atendeu cerca de 450 idosos. Seu principal objetivo é proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas a partir dos 60 anos, através de atividades educacionais, sociais, culturais e de convívio, possibilitando aos idosos à participação em aulas de formação especial aberta à maturidade, aprofundando seus conhecimentos em diversas áreas como: saúde, educação, ciências agrárias, direito, letras, pedagogia, tecnologia, cultura, lazer e temas relacionados ao envelhecimento humano.

O referido curso permite aos seus participantes o contato, não apenas com o saber, mas também, com o ambiente universitário e suas riquezas múltiplas, além da convivência com pessoas da mesma faixa de idade e/ou intergeracionais, promovendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Devido aos excelentes resultados alcançados nas turmas em Campina Grande e a grande procura de pessoas das cidades circunvizinhas para participar do curso, a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) chegou ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), no Câmpus II, por solicitação da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, com a qual a UEPB firmou um convênio, sendo o Campus II o primeiro a ser escolhido para a devida extensão do curso.

O encerramento do curso Educação para o Envelhecimento Humano, da UAMA, em Lagoa Seca, se encerra com a seguinte programação:

SOLENIDADES

Aula da Saudade e Aposição da Placa
Local: Auditório do Campus II

Data: 31/05/2016
Hora: 9h
Ato Ecumênico
Local: Auditório do Campus II

Data: 01/06/2016
Hora: 9h
Colação de Grau
Local: Auditório do Convento Ipuarana

Data: 02/06/2016
Hora: 9h
Baile
Local: Salão de festas do Convento Ipuarana

Data: 04/06/2016
Hora: 17h

Ascom/UEPB

0 comentários: