Cobertura do Capítulo das Esteiras: coragem de olhar e viver o presente com paixão

Seguindo a proposta do Capítulo das Esteiras, no terceiro dia o objetivo foi perceber como os frades vem tornando sua vida e missão uma expressão do Evangelho, como aponta a Regra Franciscana.

Em continuidade as atividades do dia anterior, Frei Wellegton Jean, Secretário Provincial para a Evangelização e as Missões, conduziu as atividades do terceiro dia do capítulo (31 de janeiro), que tem como ênfase “Viver com paixão o presente com paixão”.  Frei Jean motivou os capitulares a apresentarem uma partilha sobre a vida fraterna e as diversas frentes missionárias assumidas na Província. “Somos convidados a partilhar de nossa vida e missão numa atitude de oração e contemplação, fazendo desse momento de partilha uma verdadeira mística”, afirmou Frei Jean, destacando a participação do poeta e cantor Zé Vicente nesta dinâmica.

Iniciando as apresentações, Frei Pedro Júnior Freitas, Animador Provincial do Serviço de Animação Vocacional, apresentou a caminhada que vem sendo feita nesta dimensão no território da Província. Frei Sérgio Moura, Guardião da Fraternidade de Canindé, também partilhou acerca das atividades que aquela Fraternidade tem assumido a serviço da Paróquia e do Santuário de São Francisco das Chagas, bem como do Sistema de Comunicação da Província.

Seguiram-se ainda apresentações das demais fraternidades, nas quais os Guardiães destacaram muitos aspectos relativos à presença e à missão da Província nestas realidades. Pouco a pouco formava-se um bonito e diversificado painel das diferentes atividades e formas de presença franciscana, sem deixar de aparecer também os desafios que interpelam as fraternidades em cada uma daquelas realidades.

Com redação

0 comentários: