Lançamento de livro que retrata narrativas populares de Lagoa Seca acontece na Câmara Municipal. Saiba mais detalhes...

O município de Lagoa Seca, no Agreste paraibano comemora, nesta segunda-feira (04) 52 anos de emancipação política. Dentro da programação alusiva à data, acontece às 10h00, na Câmara de Vereadores, o lançamento do livro Crenças e Imaginário Nas Terras Ipuarana. De autoria de José Eudes e ilustrações em quadrinhos de João Paulo, a obra é simultaneamente o registro das narrações e crenças de difusão oral das imediações e uma obra literária, onde as narrativas coletadas pelo próprio Eudes são o recheio principal. 

A publicação é dividida em quatro atos: O imaginário das botijas, A estória do padre sem cabeça, O imaginário que envolve o cemitério público e Relatos de encruzilhadas. Em cada um deles, vários relatos que transportam o leitor para uma região rica em cultura, que traz de volta boas lembranças e resgata os antigos e bons contadores de história do município.

José Eudes nasceu e  cresceu na zona rural de Lagoa Seca e tem muito apreço pela cultura regional e local. Por isso, o livro tem elementos da identidade da comunidade fortemente representados. Um aspecto interessante, é que ele é uma pessoa possuidora de bastante faro para garimpar boas histórias e resgatar memórias locais. Para completar a obra, as ilustrações de seu irmão João Paulo, desenhista industrial, dispensam comentários, remetendo direto às paisagens pacatas da cidade de Lagoa Seca e localidades circundantes, mas com um olhar diferenciado. 

Segundo o autor, o livro faz parte de uma pesquisa amadurecida e credenciada, sob a perspectiva da história cultural do imaginário. O projeto se justifica na medida que busca dar visibilidade aos relatos (autorizados) de pessoas humildes do município de Lagoa Seca, muitas vezes relegadas no tecido social em que vivem. "Nesse sentido, nosso trabalho vem descortinar novas histórias (sobre botijas, espiritualidades, lendas, mitos, etc)  imagens, representações e repertórios discursivos que teceram experiências socioculturais antes despercebidas", enfatiza.

A leitura de Crenças e Imaginário Nas Terras Ipuarana é um sutil mergulho nos mistérios de Lagoa Seca e do imaginário de seu povo. Narrativas de arrepiar, contadas por habitantes locais, compiladas e apresentadas pelo autor e enriquecidas pelo belo trabalho do ilustrador. A obra é simultaneamente o registro das narrações e crenças de difusão oral das imediações e uma obra literária, onde as narrativas coletadas pelo próprio Eudes são o recheio principal.

Crenças e Imaginário nas Terras Ipuarana teve uma pequena e reduzida tiragem, feita exclusivamente para seu lançamento. O objetivo do autor da obra é conseguir recursos para uma tiragem maior e distribuir uma parte para as escolas públicas do município.

Sobre José Eudes Ferreira da Silva

Graduado em história pela UEPB têm experiências no ensino, pesquisa e extensão: no Curso Pró-Enem da Universidade Estadual da Paraíba coordenou práticas de ensino entre os profissionais da área, no mesmo curso atuou como professor de História Geral e do Brasil. Em 2014 recebeu a homenagem da Associação Nacional dos Professores de História/Seção Paraíba por ter desenvolvido uma pesquisa In lócus sobre a prática e o ensino de História na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, de Lagoa Seca. Nela, atuou também como professor durante os anos de 2011 a 2014; Pesquisador, também foi voluntário em um Projeto de iniciação científica e bolsista em outro projeto. Expansão e consolidação das instituições de ensino católicas na Parahyba do Norte (1891-1945).? Cota 2014/2015 certificado pelo CNPq e pela UEPB. Ainda em 2015 foi aprovado em 1º lugar no concurso público do magistério da cidade de Pombal, Sertão da Paraíba. Deve-se destacar cursos de aperfeiçoamento e também seu interesse pelos temas da História da Educação, bem como por outras abordagens da Nova História Cultural. 

Da redação

0 comentários: