Projeto Rio Mamanguape 10 anos: Segunda Fase do Projeto Rio Mamanguape será lançada oficialmente em Lagoa Seca

Um momento festivo e de apresentação de resultados. Esse será o ritmo da apresentação oficial da segunda fase do Projeto Rio Mamanguape, que acontecerá na tarde desta quinta-feira (19) no Convento Ipuarana, na cidade de Lagoa Seca. O evento, contará com a participação de membros da comunidade civil organizada, que de forma direta ou indireta, foram beneficiados pela iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Representantes da empresa estatal também estarão participando do momento que irá celebrar o aniversário de 10 anos da iniciativa executada pela Coopacne (Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda.) no semiárido paraibano.

A programação terá início às 13h30 e já contará a presença da gestora do Programa Petrobras Socioambiental, Cláudia Lapenda, que chegou à Paraíba na tarde da última terça-feira e desde então, vem realizando uma série de visitas aos agricultores beneficiados pelo Projeto Rio Mamanguape nos oito municípios da área de abrangência: Alagoa Nova, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Pocinhos e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Estão sendo esperados mais de 300 convidados, entre eles, líderes comunitários, associações rurais e grupos organizados – como os de artesãos – que durante essa primeira década de trabalho, tiveram participação direta nos resultados positivos do Projeto Rio Mamanguape, que agora entra em sua segunda fase.

Além do público alvo do Projeto, deverão estar presentes representantes institucionais dos municípios, como prefeitos, secretários e vereadores.

Na programação, a Coopacne pretende apresentar a sociedade paraibana resultados da primeira década de atuação e revelar como o trabalho patrocinado pela Petrobras, tem ajudado a mudar a vida de milhares de pessoas que vivem no semiárido, através de ações pontuais nas áreas de Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Projetos Produtos, Reflorestamento e Beneficiamento – onde estão dezenas de atividades que priorizam a conservação do Meio Ambiente, através da preservação das nascentes do Rio Mamanguape.

Para a coordenadora do Projeto, o evento será um momento de grande importância para os municípios que são beneficiados: “Para nós este momento se faz importante, não apenas por celebramos dez anos de história, mas especialmente pelas ações desenvolvidas nos municípios da área de abrangência do Projeto. O resultado positivo é a garantia que o trabalho vai continuar nesta segunda fase, ainda mais fortalecido” comentou Maria da Conceição Jerônimo.           

Da assessoria

0 comentários: