Lançamento do Projeto Rio Mamanguape reúne mais de 350 pessoas em Lagoa Seca

Mais de 350 pessoas participaram, na tarde desta quinta-feira,19, do lançamento oficial da segunda fase do Projeto Rio Mamanguape, momento em que completa 10 anos de atuação. A solenidade aconteceu no Convento Ipuarana, na cidade de Lagoa Seca, e, além de contar com a participação de alguns dos beneficiários, também foi prestigiado pela Petrobras – que patrocina a iniciativa – através do Programa Petrobras Socioambiental.

A programação alusiva aos 10 anos do Projeto Rio Mamanguape teve como principal foco apresentar a sociedade dos oito municípios da área de abrangência, os resultados já alcançados através do desenvolvimento de ações voltadas a preservação e conservação das nascentes do Rio Mamanguape. Na ocasião, parte deste trabalho foi mostrado através de um vídeo documentário, produzido a partir do depoimento das pessoas envolvidas com ações executadas na zona rural.

Na fala de agradecimento, a atual coordenadora do Projeto Rio Mamanguape – Fase II, Maria da Conceição Jerônimo, destacou o poder de intervenção das ações patrocinadas pela Petrobras na vida cotidiana nas pessoas. “Durante todo esse tempo, o Projeto Rio Mamanguape tem tentado mudar, de maneira muito significativa, a vida das comunidades, criando estratégias de diminuição dos impactos socioambientais nas áreas ribeirinhas. E isso tem acontecido de várias formas, seja através dos Tanques de Pedra que foram recuperados, nas cisternas construídas ou com a implantação dos Sistemas de Abastecimento Singelo que chegaram para solucionar os problemas de dezenas de famílias. Do outro lado, os Projetos Produtivos estão gerando oportunidades, através da capacitação do homem do campo. Além disso, nós também temos nos preocupado em trabalhar na formação dos novos cidadãos. É por isso que encontramos nas ações de Educação Ambiental, uma maneira eficaz de começarmos a mudar o atual quadro social. Foram dez anos de muito trabalho, mas temos certeza que os desafios estão apenas no começo” frisou.

Já a presidente da Coopacne – Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda. Maria José dos Santos – responsável pela execução do Projeto Rio Mamanguape, destacou a importância da parceria e do empenho da Petrobras na conquista dos resultados. “Sem a Petrobras, nada disso teria acontecido. A visão que nossa patrocinadora teve e continua tendo, através do acompanhamento diário de nossas ações, tem sido um dos aspectos mais importantes para o sucesso do Projeto durante esses dez primeiros anos. Sem esse apoio, seria impossível concretizar tantos sonhos de uma região tão sofrida, como a nossa”.

Reconhecimento feito também pela representante da Petrobras, Claudia Lapenda, que destacou a importância do trabalho desenvolvido no semiárido paraibano. “Chego a me emocionar quando vejo os resultados e falo com cada beneficiário. A Petrobras cumpre um compromisso importante com esses investimentos, devolvendo a sociedade, ações que podem ajudar a mudar a realidade de muitas famílias. O Projeto Rio Mamanguape é motivo de orgulho para nós” completou a gestora, Claudia Lapenda.

A solenidade de lançamento da segunda fase do Projeto Rio Mamanguape ainda contou com a presença de todos os técnicos e o grupo de apoio, além de apresentação cultural do Quinteto de Flautas Melisma e ainda dos poetas repentistas Tião Lima e Erasmo Ferreira, que fizeram uma homenagem ao homem do campo. No final, todos os presentes participaram de um coquetel de confraternização.

Da assessoria

0 comentários: