Coopacne apresenta experiências exitosas em seu campo de atuação nos oito municípios do Agreste da Paraíba...

O auditório do Convento Ipuarana, na cidade de Lagoa Seca, ficou pequeno para acomodar mais de 300 pessoas que participaram o I Seminário de Experiências Exitosas promovido pelo Projeto Rio Mamanguape – Fase II patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (10) e reuniu caravanas de agricultores, estudantes, educadores e pequenos produtores rurais dos oito municípios da área de abrangência da iniciativa que há quase 10 anos, trabalha no foco de desenvolver ações de preservação das nascentes do Rio Mamanguape.

As cidades de Lagoa Seca, Alagoa Nova, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Esperança, Montadas, Areial e Pocinhos apresentaram as ações e/ou atividades que foram desenvolvidas nas localidades durante este ano de 2014, com o objetivo de dar visibilidade e multiplicar ações positivas do Projeto, que nesta etapa, tem ampliado seu foco de atuação destacando a importância da Educação Alimentar nas escolas.

Alguns dos projetos desenvolvidos nas unidades públicas de ensino foram apresentados pelos professores. Destaque para a Escola Pedro da Costa do município de São Sebastião de Lagoa de Roça, que através da participação da professora Cristiane Araújo, revelou como a orientação do Projeto Rio Mamanguape- Fase II tem ajudado a mudar a realidade de dezenas de crianças. “Foi através do Projeto que nossa escola verdadeiramente mudou. Os alunos e professores agora priorizam as suas atividades para a importância da alimentação saudável e equilibrada. 

Hoje, no seminário, revelamos como essas ações estão ajudando as crianças e também suas famílias. Na nossa escola, o consumo de doces, salgados, refrigerantes e outros produtos industrializados caiu de forma muito grande. Nossas crianças aprenderam que comer bem também é uma forma de se educar. Atualmente, nossa unidade tem sua própria horta, realiza trabalhos em grupo e ações também com a comunidade. Isso é muito gratificante” comentou a educadora.

Experiências vividas com o mesmo foco, só que no município de Alagoa Nova, também foram apresentadas pelas professoras: Idaiana Meneses da Escola Municipal Paulo Antônio Gaião e Celiane Nery da Escola Luzia de Aquino. “Esse trabalho tem mudado não só as vidas de crianças e adolescentes, como também a realidade dos próprios educadores. O Projeto Rio Mamanguape se transformou em um parceiro essencial para o trabalho diário nas escolas” frisou Idaiana.

Durante o evento, ainda aconteceram apresentações culturais, sorteio de brindes e a entrega dos certificados dos cursos de capacitação que foram desenvolvidos pelo Projeto durante todo o ano.

O Seminário de Experiências Exitosas foi prestigiado também por autoridades dos municípios atendidos pelo projeto, como vereadores, secretários e gestores. Estiveram participando, os prefeitos dos municípios de São Sebastião de Lagoa de Roca, Maria do Socorro Cardoso e de Pocinhos, Cláudio Chaves.

Na avaliação da coordenação do Projeto, o evento foi bastante satisfatório. “Ficamos muito felizes com a presença das caravanas dos municípios e mais ainda com o resultado do trabalho desenvolvido por cada escola ou cada agricultor. Nosso projeto tem revelado valores adormecidos e ampliado à capacidade das pessoas se visualizarem como instrumentos transformadores da sociedade” destacou Maria da Conceição Jerônimo, atual coordenadora do Projeto Rio Mamanguape – Fase II.

Sobre o Projeto Rio Mamanguape – Fase II: O Projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo geral trabalhar na conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha. A ação, que em 2015 completa 10 anos de atuação nas regiões do Agreste e Brejo do estado da Paraíba, atualmente atende a oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, 

Da assessoria

0 comentários: