Secretaria de Saúde de Lagoa Seca realiza campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil...

Para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde lançou na última quinta-feira (28/10) a Campanha Nacional de Vacinação, que terá início neste dia 8 de novembro. A expectativa do Ministério da Saúde é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: dias 8 22 de novembro. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

A vacinação contra a poliomielite - responsável pela paralisia infantil - terá como população-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. A expectativa é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – que será utilizada prioritariamente. 

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Seca, Daiana Apolinário, informa que, em Lagoa Seca, o dia 'D' da campanha acompanha o calendário nacional, ou seja, acontecerá nos dias 08 de e dia 22 de novembro. Nesses dias, a vacinação será realizada nos seguintes locais: Centro de Referência Manoel Jácome, Unidade Básica de Saúde do Alvinho, Unidade de Saúde do Floriano e Unidade de Saúde da Vila Florestal. "Os responsáveis por crianças de seis meses a seis anos devem procurar as Unidade Básicas onde costumeiramente são atendidos, o que deve ser feito todos os dias, de segunda a sexta-feira", disse. 

A secretária de saúde Débora Charmenes, explicou que “é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação da criança. O objetivo da exigência é aproveitar o momento para fazer uma avaliação geral da situação vacinal de cada criança e, a partir desta avaliação, determinar se é necessário programar outras vacinas para que ela tenha o máximo de proteção e um crescimento sadio. A vacina oral (gotinha), que protege contra os 3 tipos de poliovírus, é completamente segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde", enfatizou. 

O coordenador da Imunização da Secretaria de Saúde, Eudes, explicou que a campanha envolve também a proteção contra o sarampo. A vacina é injetável, de aplicação subcutânea. O objetivo é evitar casos importados e futuros surtos. "Conclamamos toda Lagoa Seca a fazer a prevenção e participar de dados positivos", disse.

Da redação,
com ascom/PMLS

0 comentários: