Estudantes de Lagoa Seca fazem provas do Enem neste sábado e domingo, a partir do meio dia...

Após um ano de espera e muito estudo, finalmente, chegou o dia em que vários de estudantes de Lagoa Seca irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (08) e domingo (09). No total, as provas do Enem vão ser aplicadas para mais de oito milhões de estudantes em todo o País. 

As provas serão aplicadas das 13h00 às 18h00, horário de Brasília. Por conta do horário de verão, os portões das escolas onde as provas serão aplicadas na Paraíba serão fechados às 12h00, horário local. Os estudantes devem levar documento original com foto e caneta esferográfica transparente de tinta preta.

No sábado (8), os participantes vão fazer as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração. No domingo (9), vão ser aplicadas as provas de português, matemática e redação. Neste segundo dia, o tempo do exame é mais longo, com cinco horas e meia de duração. 

Não serão permitidos canetas de outras cores, lápis e borracha, relógio analógico ou digital, celular, rádio, gravador ou qualquer outro aparelho eletrônico, boné, chapéu, gorro viseira e óculos escuros.

O uso de detectores de metais nos locais de prova é novidade este ano. Segundo a assessoria do Inep, o uso desses equipamentos está previsto no edital do exame, divulgado em maio deste ano, e o objetivo é detectar aparelhos que transmitam informações aos candidatos.

Na Paraíba, mais de 230 mil candidatos se inscreveram para o Exame, conforme dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação e Cultura. No Estado, as provas serão aplicadas em 58 cidades, incluindo Campina Grande, e a capital João Pessoa. Em todo o Estado serão 451 locais de provas. No ano passado mais de 120 mil candidatos fizeram as provas na Paraíba.

Para isso, um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar da Paraíba. Desde a última quarta-feira (5), quando os malotes contendo as provas chegaram ao Estado, a polícia começou a por em prática a operação para que o concurso transcorra dentro da normalidade. Este ano, a Polícia Militar reforçou o efetivo dedicado ao esquema de segurança em 300 homens, chegando ao quantitativo de 1.500 PMs empregados na operação.

Para mais informações sobre o Enem 2014, basta acessar na internet o site www.enem.inep.gov.br.

Com redação

0 comentários: