Missão e formação são destaques do terceiro dia do Capítulo Provincial Franciscano em Lagoa Seca...

O terceiro dia de atividades do Capítulo Provincial Franciscano 2014, foi permeado nesta quinta-feira, 06, pela exposição dos relatórios referentes aos eixos da ‘Formação’ e ‘Evangelização e Missão’. O Capítulo prossegue no Convento Ipuarana até o próximo dia 13, quando serão eleitos os novos dirigentes da Província.

Frei Beto Breis, Vigário Provincial e Moderador da Formação Permanente, apresentou uma síntese da caminhada formativa ao longo do último triênio na Fraternidade Provincial. Ao fazer essa retomada, Frei Beto ressaltou que “a formação não é mais apenas um tempo pedagógico de preparação para os votos, mas representa um modo teológico de pensar a própria Vida Consagrada, que é em si uma formação jamais terminada, uma participação na ação do Pai que, através do Espírito, plasma no coração os sentimentos do Filho”.

Ao elencar os meios que existem para que os frades Menores cuidem da sua formação contínua – retiros, encontros formativos, capítulos locais, a própria convivência diária – o Vigário Provincial lembrou que a vida fraterna é e deve ser sempre a primeira mediação de uma formação permanente que queira verdadeiramente atingir e transformar a pessoa.

Continuando a apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito da formação, Frei Gilton Rezende, Secretário Provincial para a Formação e os Estudos, mencionou os passos que vem sendo dados quanto a novas experiências formativas e missionárias em nossa Província.

Destacou a experiência fraterno-missionária franciscana que os frades de profissão temporária tem feito, a partir dos três ou quatro anos de profissão. Essa experiência tem sido muito positiva, visto que é uma oportunidade indispensável para os frades jovens conhecerem outras realidades missionárias da Província.

Outro momento forte foi a exposição do Relatório do Secretariado Provincial de Evangelização e Missão, em que Frei Wellegton Jean, Secretário Provincial deste serviço, ressaltou os momentos fortes promovidos pelo Secretariado. Entre estes, aconteceu neste ano, na cidade de Ipojuca, PE, o Encontro Provincial de Juventudes.

Seguiu-se ainda a apresentação das várias iniciativas no âmbito da Justiça, Paz e Integridade da Criação, que vem sendo assumidas pelos frades nas diversas realidades onde estão inseridos.

Como uma forma de nutrir ‘o espírito de oração e devoção’, como dizia São Francisco de Assis, os frades concluíram as atividades deste dia com um momento de Adoração realizado na Sala Capitular, permeado de refrões meditativos e a leitura de alguns trechos do Testamento de São Francisco.

 Por Frei Wellington Buarque, OFM

0 comentários: