Em Lagoa Seca: Semana da Água faz comunidade despertar sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e Recursos Naturais...

Ações desenvolvidas nas áreas de Educação, Social e Saúde através da Educação Nutricional estão ajudando a mudar a realidade da vida de centenas de estudantes e educadores

Uma experiência nova e motivacional. Foi assim que os educadores e estudantes da cidade de Lagoa Seca, no Agreste do estado, classificaram as ações desenvolvidas pelo Projeto Rio Mamanguape-Fase II durante este ano de 2014. A celebração dos resultados teve início na seguda-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Lagoa Seca, com a apresentação dos resultados na Semana da Água. Na ocasião, várias apresentações culturais foram apresentadas por jovens beneficiados pelo Serviço Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que destacaram a importância da água para vida humana.

Durante três dias, as mobilizações da Semana da Água aconteceram em diversos locais da cidade. O evento, que envolveu todas as 33 unidades educacionais (escolas e creches) e ainda agentes multiplicadores das secretarias de Saúde e Assistência Social, serviu como parâmetro de avaliação do envolvimento do público alvo do Projeto que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

O prefeito da cidade foi representado pelo Diretor do Departamento do Meio Ambiente, Noaldo de Andrade, que em sua fala, fez questão de destacar a importância do Projeto Rio Mamanguape para o município. “Eu moro na zona rural de Lagoa Seca desde que nasci e conheço um pouco das necessidades de nossa gente, por isso, que pra mim, o Projeto Rio Mamanguape, nestes dez anos de atuação, tem verdadeiramente transformado a vida de dezenas de pessoas, através das várias ações desenvolvidas na nossa cidade. Quero aqui destacar a importância da iniciativa para o município e voltar a lembrar à comunidade sobre nossas responsabilidades, principalmente aquelas voltadas ao uso racional da água, já que estamos vivendo momentos de escassez. A Prefeitura de Lagoa Seca se orgulha em ser parceira deste projeto” comentou.

A atual coordenadora do Projeto também falou sobre o novo momento do Projeto. “Nesta segunda fase, estamos preocupados com uma área extremamente importante que é a cultura da boa nutrição – a partir de práticas viáveis e sustentáveis - nas escolas, nos unidades de saúde e até nos grupos de convivência, as do Projeto tem ajudado a mudar a cultura e a realidade alimentar de centenas de pessoas. Por isso que realizamos um evento como a Semana da Água: primeiro, porque queremos chamar atenção da sociedade para a problemática e expor os desafios que temos e depois, porque precisamos fazer o reconhecimento de todos os envolvidos com as ações” disse a educadora Maria da Conceição Jerônimo (Cecita).

Durante a programação da Semana da Água em Lagoa Seca ainda aconteceram cursos e capacitações gratuitas, como a desenvolvida com mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde as beneficiadas aprenderam a usar plantas medicinais na produção de produtos de higiene como sabonetes, pomadas e até velas aromatizadas.

Com assessoria

0 comentários: