Em Lagoa Seca: Capítulo Franciscano elege novo Governo da Província de Santo Antônio do Brasil...

No penúltimo dia do Capítulo Provincial Franciscano que acontece no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, Agreste paraibano, os 39 frades capitulares elegeram, em sessão capitular especial, nesta quarta-feira, 11, os novos administradores que comporão o Governo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. 

Para o serviço de Ministro Provincial foi eleito Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM (Frei Beto) e para Vigário Provincial, Frei João Amilton dos Santos, OFM. Como definidores foram eleitos: Frei Severiano Alves Barbosa, OFM, Frei Lenilson Santana Santos, OFM, Frei Wellington Buarque de Souza, OFM, Frei Rogério Rodrigues da Silva, OFM, Frei Sérgio Moura Rodrigues, OFM e Frei Gilmar Nascimento da Silva, OFM.

Após votarem várias propostas sobre redimensionamento das presenças, todos os frades capitulares presentes reuniram-se em sessão eletiva na Sala Capitular do Convento de Ipuarana, diante do Presidente do Capítulo, Frei Estevão Ottenbreit, OFM, tanto o Ministro Provincial cessante, Frei Marconi Lins de Araújo, OFM, quanto o Vigário Provincial, definidores e guardiães renunciaram aos cargos e serviços que até então vinham exercendo.

Invocando o Espírito Santo, os frades pediram a inspiração divina e seguiram com a votação. Primeiro para Ministro Provincial, depois para Vigário Provincial e, por fim, para Definidores. Consultados por Frei Estevão se aceitavam prestar tais serviços à fraternidade, os irmãos responderam positivamente.

Em seguida, todos os irmãos puseram-se em caminhada até a Igreja Conventual, onde se deu o Rito de Posse. O Ministro Provincial recém eleito, Frei Beto, realizou diante do Presidente do Capítulo e dos demais irmãos a profissão de fé. Como representante do Ministro Geral, sucessor de São Francisco, Frei Estevão investiu o novo Ministro Provincial em seu ofício, conferindo-lhe “a autoridade, o poder e o ministério pastoral de todos os Irmãos”, simbolizado através da entrega do selo da Província. Logo depois foram confirmados no cargo o Vigário Provincial e os Definidores.

Ao final da Celebração os confrades impuseram as mãos sobre os membros do novo Governo Provincial, cantando solenemente a Benção de São Francisco, seguindo-se a saudação fraterna da paz aos recém eleitos.

Com assessoria

0 comentários: