Dirigentes sindicais de Lagoa Seca participam de encontro de formação da Contag em Goiás...

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) abriu, às 14h00 desta segunda-feira, 10, no Centro de Treinamento da CNTI, em Luziânia, Goiás, o 4º Encontro Nacional de Formação (4º Enafor). A atividade, que segue até a próxima sexta-feira, 14, reúne trabalhadores e trabalhadoras rurais, lideranças comunitárias, assessores e dirigentes sindicais de todo o País. 

Do município de Lagoa Seca, Agreste paraibano, participam o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nelson Ferreira e Lêda Gertrudes, representando o Pólo da Borborema. "Esse momento é importante e único de reafirmação da nossa formação política do movimento sindical. Esperamos um encontro de grandes experiências compartilhadas, na perspectiva de construirmos uma nova consciência sobre a agricultura para aplicarmos em nossas bases, numa visão mais ampliada", disse Ferreira.

A abertura contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch, do secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, da secretária de Jovens, Mazé Morais, do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, do presidente da CTB, Adilson Araújo e da vice-presidente da CUT, Carmen Foro. 

Após do 4º ENAFOR, houve o debate: "O Brasil que sai das urnas e os desafios para a formação de base", com participação do ministro Gilberto Carvalho, da coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres Nalu Faria e do teólogo Leonardo Boff. Juntos eles fizeram uma análise de conjuntura do atual momento político em que vive o Brasil.

O 4º Enafor, coordenado pela Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), busca oportunizar e privilegiar a troca de conhecimento e práticas formativas de mais de 200 experiências de base municipal/comunitária. Essas experiências identificam-se como associações e cooperativas, Grupos de Estudos Sindicais (GES), grupos de formação de assalariados e empregados rurais, grupos de mulheres, grupos do programa Jovem Saber, grupos de organização produtiva, grupos de terceira idade, entre outros.

Além da apresentação das experiências e a troca de conhecimento, a programação do 4º Enafor traz oficinas temáticas e pedagógicas, rodas de conversa, feira de trocas e venda de produtos da agricultura familiar, lançamentos de publicações, de filme e da Marcha das Margaridas, ato pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, momentos lúdicos e de integração dos participantes.

Ainda na programação desta segunda-feira, aconteceu, às 17h00, a instalação da feira de saberes e sabores com animação artístico cultural. Para esta terça-feira, às 19h00, está previsto o lançamento da Marcha das Margaridas 2015. Na quarta-feira, 12, às 18h00 acontecerá o Ato pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, bem como o lançamento do filme de Silvio Tendler, “Agricultura tamanho família: uma alternativa ao agronegócio”, realizado pela Contag e pela Calibam Filmes.


Com redação

0 comentários: