Capacitação em produtos artesanais acontece em Lagoa Seca...

O Projeto Rio Mamanguape-Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, em parceria com a Secretaria de Ação Social e a coordenação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) promovem uma capacitação em produção artesanal de sabonetes, velas, loções cicatrizantes e pomadas utilizando plantas medicinais. O curso teve início nesta quarta-feira (12) e segue até a próxima terça-feira, dia 25. Com duração de 20 horas, participam 17 mulheres de diversas comunidades do município. Ao final todas receberão certificados.

A capacitação está sendo ministrada por Josilda de França Xavier, graduada em Biologia, Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Brasileiro, Mestre e Doutora em Engenharia Agrícola na Área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais-CTRN.

A coordenadora do CRAS, Karla Emmanuela Alves Santos, disse que “na primeira parte do curso, as participantes receberão informações sobre o histórico dos produtos naturais usados na produção de sabonetes e ainda poderão observar diferentes tipos de matérias que são aproveitados para deixar o produto mais bonito, tais como cascas, folhas e essências de frutas.  Diversas plantas medicinais serão mostradas, desde a sua forma de utilização no Brasil, os conhecimentos científicos e populares, os princípios ativos, bem como a importância das plantas para o uso humano e na agricultura”.

Já a orientadora social do CRAS, Vera Lúcia Costa da Silva, explicou que “O curso tem por objetivo capacitar senhoras pertencentes ao grupo da melhor idade, mulheres do CRAS e mães de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), todas de Lagoa Seca. As participantes deverão se tornar multiplicadores dos conhecimentos, formando grupos artesanais de produção, agregando valores e criando uma fonte alternativa de renda”.

Para a secretária de Ação Social, Fátima Demétrio, o curso só vem somar com as diversas ações promovidas pela secretaria. “Nossa equipe tem se dedicado em todos os serviços, para que os atendimentos cheguem de fato a quem mais precisa. Estamos caminhando sempre em busca de mais e acreditamos que este curso vai levantar a estima das mulheres que participam e que em breve se tornarão multiplicadoras de saberes. A parceria com o Projeto Rio Mamamguape tem nos rendido bons frutos”, disse.

Da redação,
com assessoria

0 comentários: