Cagepa confirma racionamento de água em Lagoa Seca e mais 19 cidades abasteceidas pelo açude de Boqueirão...

A população de Lagoa Seca e mais 18 cidades da região metropolitana de Campina Grande vai ter que se preparar para enfrentar um novo racionamento. Diante do risco de um colapso no sistema de abastecimento provocado pela redução da água armazenada no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) vai mesmo ser obrigada a iniciar o desabastecimento a partir do dia 06 de dezembro.

O anúncio foi feito pelo presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga Filho, durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 11, na Câmara Municipal de Campina Grande para tratar do problema hídrico da região.

Conforme o presidente da Cagepa, o racionamento inicial será efetuado nos finais de semana: sempre a partir das 17h00 do sábado até às 05h00 da segunda-feira, com duração de aproximadamente 36 horas.

O presidente da Cagepa observou que as medidas permitem estender o abastecimento até 2016, mas deixou claro que se o quadro de estiagem se prolongar, a partir de novembro de 2015 o racionamento será ampliado.

Responsável pelo abastecimento de água de Lagoa Seca e mais 19 municípios, o açude de Boqueirão está hoje com menos de 25% de sua capacidade. O reservatório está com 104.905.066 metros cúbicos de água armazenada, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa). Mais de 650 mil pessoas serão atingidas com o desabastecimento.

Com redação

0 comentários: