Rede Municipal de Ensino de Lagoa Seca não atinge metas do IDEB. Saiba mais detalhes...

A Rede Pública Municipal de Educação de Lagoa Seca não atingiu as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes ao ano de 2013 para o ensino fundamental. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação. Nas séries iniciais do ensino fundamental, que corresponde à 4ª série e ao 5º ano, a rede municipal de Lagoa Seca obteve 2,7, quando o valor estipulado pelo MEC como meta para 2013 era 3,4. 

Com relação a distorção idade-série nas escolas de Lagoa Seca em 2013, anos iniciais (1º ao 5º ano) a taxa é de 26%, ou seja, de cada 100 alunos, aproximadamente 26 estavam com atraso escolar de 2 anos ou mais.

Os anos de 2012 e 2013 são os piores dados já registrados do IDEB para Lagoa Seca. Portanto, o município está em estado de alerta 100% vermelho. 

Segundo informou o chefe do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, Samuel Vasconcelos, o IDEB é aferido nas séries iniciais e finais do ensino fundamental. Com relação aos números colocados acima, alerta Samuel, as informações devem ser trabalhadas separadamente e não em sua totalidade. Tratar o IDEB como tal é desmerecer por completo os resultados alcançados por 8 escolas que foram aferidas pelo IDEB e tiveram os resultados esperados e alcançados. 

Conforme ainda explica Samuel Vasconcelos, "a meta projetada do MEC para as séries iniciais era de 3.7, quando foram alcançados 4.6, ou seja, chegamos a ultrapassar em 9 pontos acima da meta estipulada. Já nas séries finais, a meta do IDEB estipulada pelo MEC era de 3.5 pontos, no entanto, só alcançamos 3.2".

Para melhorar os índices, a Secretaria Municipal de Educação já está desenvolvendo ações para melhorar os índices do IDEB para 2015, como é o caso da adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que está garantindo formação continuada a vários professores da rede municipal. 

Também está em funcionamento o programa “Mais Educação”, que possibilita a realização de atividades de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

IDEB

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Prova Brasil

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.

Para saber mais detalhes sobre o Ideb do município de Lagoa Seca e a situação das escolas, acesse o link: http://www.qedu.org.br

Da redação

0 comentários: