Pela primeira vez, o município de Lagoa Seca contará com urnas biométricas...

Nas eleições de 2014 quase 32% dos eleitores paraibanos votarão biometricamente. Lagoa Seca, cidade localizada no Agreste da Paraíba está entre  os 26 municípios do estado a experimentar amanhã o novo sistema em 60 urnas de votação. O município é o 21º colégio eleitoral do estado, com 19.583 eleitores biometrizados. 

O objetivo do uso da biometria nas eleições desse ano será o de conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Como o sistema de votação é novo, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba não tem estimativa do tempo que o eleitor levará para votar, mesmo com a introdução da biometria, afinal são votos em presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Da redação

0 comentários: