Em Lagoa Seca: numa iniciativa do vereador Diego do Veleiro Dia das Crianças será comemorado com atividades em praça pública...

O Dia das Crianças comemorado no próximo domingo, dia 12, será festejado com muita brincadeira e sorteio de brindes para as crianças da cidade de Lagoa Seca. As festividades acontecerão no Largo da Praça da Matriz, Praça Severino Cabral, Centro, a partir das 14h00. A iniciativa é do vereador Diego do Veleiro (PMDB), que ainda sente-se criança pela pouca idade que tem. 

“Quero convidar todas as crianças de minha querida Lagoa Seca, para comemorarmos juntos o dia das crianças em nossa cidade. Será uma festinha simples, contudo, feita com muito carinho. Teremos muitas brincadeiras, palhaços, distribuição de brindes, sorteio de bicicletas, muita pipoca e algodão doce. Serão momentos de muita alegria e confraternização”, disse o parlamentar mirim de Lagoa Seca em sua página pessoal no Facebook.

Para Diego do Veleiro, "a criança deve ser prioridade nas políticas públicas, nesse sentido, vejo que lazer é parte dos direitos fundamentais dela. Sendo assim, nada mais justo do que homenagear o dia delas de forma lúdica, com brincadeiras, pipoca, sorteios de brindes, músicas e outras atividades que estaremos oferecendo em praça pública”.

Sobre o Dia das Crianças

Muito se fala sobre o Dia das Crianças, mas pouco se sabe sobre a real origem desta data, tão festejada em todo o Brasil. A ideia de criar um dia em homenagem aos pequenos partiu do deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961), autor do projeto de lei que instituiu o 12 de outubro como sendo o Dia das Crianças, que foi sancionado pelo presidente Arthur Bernardes em 5 de novembro de 1924. Com isso, o Brasil se tornou o primeiro país a ter uma data dedicada às crianças. Mas a comemoração só se popularizou mesmo em 1960 com as promoções criadas pelas indústrias de brinquedos para alavancar as vendas. 

Noventa anos depois da criação da data, a figura de Galdino continua sendo cultuada na cidade onde passou boa parte de sua vida, na Região Serrana do Rio. A casa em que viveu, localizada no Centro de Nova Friburgo, permanece preservada como na época em que ele era um dos homens mais atuantes do município. 

Da redação

0 comentários: