Cemitérios de Lagoa Seca estão sendo preparados para o Dia de Finados...

Com a proximidade do Dia de Finados, os cemitérios públicos de Lagoa Seca já estão sendo preparados para abrigar o público no próximo domingo, 2, Dia de Finados. Mutirões de limpeza estão ajustando os últimos detalhes para a maior concentração de pessoas no fim de semana.

Na cidade, a Prefeitura Municipal está realizando a manutenção do maior cemitério que fica no bairro Bela Vista, com serviços de capinação, varrição, pintura e iluminação. Várias famílias também cuidam das sepulturas de seus entes queridos. 

Já os cemitérios que ficam na zona rural também estão recebendo os mesmos benefícios, com reforço na equipe de manutenção que avançam nos serviços de capinação, remoção de entulhos e pintura de meio-fio. A ação prossegue até esta sexta-feira. 

No domingo, o horário de visitação começa às 06h00 e seguirá até as 20h00. Nesse dia são esperadas - nos três cemitérios do município - mais de 10 mil  pessoas que vão levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. 

Entenda a origem e o significado do Dia de Finados

O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos.

O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta do século V, mas foi no século XIII que o dia 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. 

Os lagoasequenses, assim como pessoas de outros estados brasileiros, vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. Cada ato desta tradição é carregado de motivações pessoais e sentimentos, mas acima de tudo, a visita é uma expressão de respeito aos que já se foram. Dentre os costumes brasileiros, acender velas próximo aos túmulos é essencial. Já as coroas de flores em forma de circulo representam a vitória da vida sobre a morte. Para maioria, dia e suas formas de homenagem é uma forma de encontro com os que já foram.

Da redação

0 comentários: