Campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, começa nesta quarta-feira e Secretaria de Saúde de Lagoa Seca não divulgou atividades...

Começa nesta quarta-feira (1º), em todo o Brasil a Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de sensibilizar e alertar a população feminina sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, por meio da Secretaria da Saúde (SES), ainda não divulgou um calendário de atividades da campanha, mas, certamente, apoia a iniciativa do governo e da sociedade civil.

Mesmo sem programar nenhuma atividade para esse mês, o que as mulheres lagoasequenses esperam é que a Secretaria de Saúde tome a iniciativa e de imediato inicie a campanha, juntamente com outros segmentos da sociedade civil lagoasequense, no sentido de unir forças para dar acessibilidade às mulheres do município, a partir dos 40 anos, a um atendimento especializado na área de mastologia, disponibilizando consultas e exames de mamografia.

Números de câncer de mama - O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento. Suas taxas de incidência variam entre as regiões, com as maiores taxas em 2012 na Europa Ocidental (96/100 mil) e as menores na África Central e na Ásia Oriental (27/100mil).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados no Brasil em 2014 57.120 casos novos, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres; enquanto que nas capitais do país, estima-se 19.170 casos novos com um risco estimado de 80,67.

Na Paraíba, são esperados 750 casos novos. O Estado apresenta uma taxa de 37,62 para cada 100 mil mulheres. Conforme a base de dados do Datasus/MS, no ano de 2013, 212 mulheres morreram na Paraíba vítimas de câncer de mama, e até agosto deste ano foram 130 óbitos. Em Lagoa Seca, a Secretaria de Saúde não tem dados disponibilizados sobre a incidência da doença no município.

Outubro Rosa - A campanha Outubro Rosa teve início na década de 90 nos Estados Unidos e ganhou repercussão e adesão em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. 

No Brasil - A primeira iniciativa no Brasil em relação ao ‘Outubro Rosa’ foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP), no dia 2 de outubro de 2002, quando foram comemorados os 70 anos do encerramento da revolução.

Programação do Outubro Rosa - O propósito da campanha em todo o Estado é chamar a atenção para importância do cuidado com o corpo por parte das mulheres.

Da redação

0 comentários: