Campanha de vacinação contra a raiva começa nesta segunda-feira, dia 13. Cães e gatos devem ser imunizados...

A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, no Agreste paraibano, anunciou as datas da campanha de vacinação contra a raiva. A meta é imunizar 80% dos animais, entre cães e gatos. A relação completa dos 38 postos, com local e data da vacinação pode ser obtida na fanpage da Prefeitura no Facebook.

A ação começa nesta segunda-feira, 13 e segue até o dia 24 de outubro, em diversos locais da cidade e zona rural, das 08h00 às 17h00. É recomendado que os animais sejam levados em coleiras (no caso dos cães) e em caixas de transporte (para os gatos). Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio.

A vacina não deve ser aplicada em animais doentes. Bichos com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades devem receber o tratamento adequado até melhorar, aí sim a vacina poderá ser aplicada.

Tradicionalmente realizada em agosto, neste ano a campanha ocorre em outubro, em todas as regiões do Estado. O atraso ocorreu por causa do Ministério da Saúde (MS), que enfrentou dificuldades com o fornecedor da vacina. Em Lagoa Seca, a ação é realizada através Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e o Núcleo de Controle de Zoonoses. 

A campanha faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães e gatos, principal foco da doença no ciclo urbano, e do Programa Nacional de Imunização, protocolo assinado pelos países latinos junto a Organização Mundial de Saúde.

Da redação


0 comentários: