Bispos do Nordeste estudam documento da CNBB e avaliam ação evangelizadora da Igreja na região, a partir dos trabalhos nas paróquias...

A 49ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB, que acontece no Convento Ipuarana em Lagoa Seca, Agreste paraibano, iniciou seus trabalhos nesta quinta-feira (16), com uma celebração eucarística presidida pelo bispo de Caicó, RN, dom Antônio Carlos Cruz.

Neste dia, os trabalhos envolvendo as temáticas do Documento 100 da CNBB começaram com as intervenções do professor doutor em teologia, Sérgio Sezino Douets e do padre João Paulo de Araújo Gomes da Diocese de Caruaru, PE, ambos assessores da Assembleia.

Para o professor Sérgio Sezino, a partilha de experiências a partir da leitura do Documento 100 da CNBB, criará novas possibilidades de estratégias para a Ação Evangelizadora da Igreja partindo de uma renovação paroquial. Ele ainda aponta como grande desafio descrito no Documento 100, a necessidade da paróquia atingir os espaços subjetivos que são encontrados nos dias de hoje. Tais espaços segundo ele, estão afastando as pessoas da vivência em comunidade.

Após as intervenções dos assessores, os participantes foram divididos em grupos para discutirem possibilidades de ações concretas, a partir do que lhes foram colocado, bem como, das realidades do Nordeste 2 da CNBB. Os resultados dos trabalhos em grupo foram partilhados em plenária com todos os participantes.

Os estudos em grupo continuarão ao longo de toda esta sexta-feira (17) e no final da tarde, em plenária, haverá as considerações finais dos assessores que trabalham os temas estudados, juntamente com todos os religiosos e agentes de pastorais presentes. 

A 49ª Assembleia Regional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos, reúne bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigos, das 21 dioceses do Regional NE II, congregando todas as organizações pastorais das quatro províncias eclesiásticas que compõem o Regional (Província Eclesiástica de Natal, Província Eclesiástica da Paraíba, Província Eclesiástica de Olinda e Recife e Província Eclesiástica de Maceió).

O Lagoa Seca em Foco acompanha toda a programação da 49ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB, que termina neste sábado (18).

Da redação,
com informações da CNBB

0 comentários: