Assembleia Pastoral da CNBB começa em Lagoa Seca. Arcebispos e bispos do Regional Nordeste 2 estão reunidos no Convento Ipuarana...

Teve início na noite desta quarta-feira (15), no Convento Ipuarana, localizado na cidade de Lagoa Seca, distante 139 km de João Pessoa, Capital da Paraíba, a 49ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O tema do encontro está fundamentado no Documento 100 da CNBB: "Comunidade de Comunidades, uma nova Paróquia". 

Todo o episcopado das quatro Províncias Eclesiásticas do NE2 – Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte – estão presentes no encontro, juntamente com vários coordenadores de pastoral e representantes de paróquias.

A cerimônia de abertura da 49ª Assembleia Pastoral ocorreu em clima festivo e orante, animada pela equipe de liturgia da Diocese de Campina Grande, que sedia o evento. Depois de um momento de oração na capela do Convento, os participantes saíram em procissão até o auditório, onde o presidente do Regional NE 2 e arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, declarou oficialmente o início da assembleia. O momento seguinte ficou a cargo do padre Niraldo da Diocese de Penedo, Alagoas, que, em clima de descontração, promoveu a apresentação dos participantes e assessores. Em seguida, foi lida toda a programação da assembleia, que se estenderá até o próximo sábado, dia 18.

Os trabalhos seguem nesta quinta-feira (16), com uma celebração eucarística presidida pelo bispo de Caicó, RN, dom Antônio Carlos Cruz. Os primeiros estudos sobre a temática iniciarão a partir das 09h00 e serão conduzidos pelo professor doutor em teologia, Sérgio Sezino Douets. A assembleia pastoral só termina no sábado, dia 18, com uma plenária final.

A Congregação das Irmãs Paulinas participa da 49ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 da CNBB, com uma stande de livros, expondo um vasto material em sua linha editorial, como compêndios de teologia, cd's, bíblia, catequese, pastoral, documentos da CNBB, entre outros artigos religiosos. Presentes ao encontro os colaboradores Vanderlan e Wlademir da livraria Paulinas de João Pessoa, além de Eduardo, da livraria Paulinas de Recife, que coordena o projeto de assessoria de catequese para as paróquias da região Nordeste. A irmã Preta Ferreira também participa do encontro, assim como a irmã Ivonete Kurten, diretora de Paulinas Livraria da cidade do Recife.

A Congregação das Irmãs Paulinas, fundada pelo beato Tiago Alberione, tem como carisma viver e comunicar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida com os meios de comunicação social. Presente no Brasil há mais de 70 anos, Paulinas é um espaço de vanguarda na Igreja, uma congregação de carisma moderno, exigente e desafiador. 

Da redação,
com informações da CNBB

0 comentários: