Em Lagoa Seca: Secretaria Municipal de Saúde encerra projeto 'Caminhos do Cuidado'...


A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca por meio da Secretaria de Saúde e da Atenção Básica encerrou na tarde desse dia 20 o Curso "Projeto Caminhos do Cuidado”, que traz uma formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde locais. 

Com objetivo de oferecer aos participantes formação no tema Saúde Mental e do uso prejudicial de crack, álcool e outras drogas, o curso foi desenvolvido a partir de três eixos temáticos: Conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; A caixa de ferramentas dos ACS e Atenção Básica; e, Reforma psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do Cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e uso de álcool, crack e outras drogas. 

O curso teve uma carga horária de quarenta horas, aconteceu durante cinco semanas, sendo apenas um dia em cada semana. Foi ministrado por tutoras com formação em Saúde Mental que receberam capacitação da proposta pedagógica do curso, sendo elas, Juracema Medeiros, Helena Rufino, Rosa Maria de Queiros e Janete Alexandre. Todo o suporte para que o Curso se tornasse uma realidade foi dado pela Atenção Básica, na pessoa de Daiana Apolinário.

O encerramento do Curso contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, das tutoras, de alguns convidados e do prefeito de Lagoa Seca José Tadeu Sales de Luna. Em cada fala das tutoras foi enfatizada a responsabilidade do Município com relação ao trato com os mais diversos seguimentos da sociedade, inclusive e especialmente o território da saúde.  A fala do ACS Alexandre Guedes foi de agradecimento e ao mesmo de incentivo a caminhada no atendimento à população de Lagoa Seca. O que foi seguido pela fala da Coordenadora da Atenção Básica Daiana Apolinário. 

Para o prefeito Tadeu, “o Município dentro de suas possibilidades vem arcando com suas responsabilidades, ao mesmo tempo que buscamos mecanismos para tratar melhor e valorizar as pessoas, são projetos e cursos como esses que nos dão um novo alento, mesmo com poucos recursos seguimos adiante. Medimos as necessidades, e vamos atendendo as prioridades, indo em frente para Lagoa Seca avançar mais e melhor. Parabéns as tutoras, a Atenção Básica, aos Agentes de Saúde e a população de nosso Município que ganha ainda mais com um melhor atendimento.” Disse o prefeito.

A tarde foi finalizada com um coquetel para os presentes.

Ascom/PMLS

0 comentários: