Novas sedes do Conselho Tutelar e do CREAS são inauguradas em Lagoa Seca...

O prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu Sales de Luna inaugurou, nesta sexta-feira, 25, às 11h00, os mais novos espaços para abrigar equipamentos sociais do município: a Casa do Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). 

Na Casa do Conselho Tutelar também vai funcionar o Conselho da Assistência Social, um serviço que existe há mais de trinta anos e só na atual gestão vem recendo o devido valor e importância para o povo de forma geral.

O prefeito José Tadeu em ambos os espaços deu ênfase a satisfação municipal, a conquista, em buscar melhorar o atendimento das demandas dos munícipes. “O município de Lagoa Seca está ciente de suas responsabilidades, esta parceria entre o Conselho da Assistência Social, o Conselho Tutelar e o Creas, vem com o intuito de prevenir e apoiar as famílias que estejam vulneráveis a algum tipo de situação de risco de violência. Os espaços inaugurados estão postos para serem funcionais atendendo as expectativas da população. São investimentos feitos satisfatoriamente, porque gradativamente os resultados são alcançados”, salientou o prefeito.

Para a diretora do Departamento de Assistência Social, senhora Fátima Demétrio, “a inauguração do novo espaço é a continuidade da possibilidade que o cidadão encontra em Lagoa Seca para fazer consulta sobre os direitos da Criança e do Adolescente, também é o local certo para se fazer denúncia quando o que reza  a Lei em relação a Criança e ao Adolescente não for respeitado e enfatiza a seriedade e determinação com que o prefeito José Tadeu vem apoiando e investindo recursos próprios para com a causa”, disse.

A casa conta com seis (06) ambientes receptivos e confortáveis, foi pensada pela equipe de trabalho para concentrar e acomodar de forma mais satisfatória as pessoas que venham em busca de atendimento. O Conselho Tutelar de Lagoa Seca conta com cinco (05) Conselheiros Titulares e cinco (05) Suplentes. Sendo os Titulares: Ana Flávia Clementino de Melo( de férias no momento), Danilo Demétrio Cabral, Maria José Roseane da Silva, Mário Cézar Gomes da Silva, Yuri Darlison e Joana D’arc de Sena Oliveira(suplente em exercício). Ainda integra a equipe uma Agente Administrativa Adriana Lacerda.

Uma justa homenagem foi feita para ex-funcionários a exemplo de Joelma Alves que se dedicou outrora em articular, apoiar e intermediar os processos de atenção aos direitos da Criança e do Adolescente no Município. Alguns Conselheiros de gestões anteriores e que se dedicaram amplamente pela causa, tiveram também seus reconhecimentos, José de Arimatéia Oliveira, Marcelo Lopes e Luciana da Silva.

Já com relação ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o secretário de Assistência Social do Município Geovaneto Vilar enfatizou que “esse serviço teve sua implantação na atual gestão e vem trabalhando as questões relativas a violação dos direitos e fazendo um atendimento voltado para a família, a meta agora é que os dois espaço mantenham o padrão de qualidade nos serviços e nos atendimentos, porque cada pessoa bem cuidada representa um cidadão valorizado e consequentemente reflete no seio familiar e social”. Frisou o secretário.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tem uma equipe formada pelos seguintes profissionais: Advogado Marcone Brandão, Coordenador Jefferson Manoel, Psicóloga Luciana Cavalcante, Assistente Social Fabiana Correia, Educadora Social Juciana Demétrio, Estagiária Eliana do Nascimento Fernandes e a Agente Administrativa Thaís Leal. Segundo esses profissionais que trabalham nos turnos manhã e tarde, em média são feitos mensalmente entre trinta (30) e quarenta (40) atendimentos. São atendidas pessoas que tem seus direitos violados, sejam elas, crianças, adolescentes, mulheres, idosos e demais pessoas.

A psicóloga Luciana Cavalcante explicou que “ o Creas atende a pessoa denunciante ou o responsável(no caso de ser menor ou de que esteja em estado que não possa responder por si). A acolhida e a escuta é a primeira parte do trabalho. Logo a equipe se reúne e faz o direcionamento, que é um Plano de Ação, de acordo com o caso é encaminhado para a Rede de Segurança ou para um atendimento familiar. O que de fato vem surtindo efeito e desde que foi municipalizado em janeiro deste ano já há um grau de satisfação nas ações desenvolvidas. Na verdade o nosso trabalho é cessar a violência e fortalecer vínculos”. Disse ela.

Ao final da inauguração das novas sedes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o senhor prefeito agradeceu aos presentes e saudou de forma carinhosa a Coordenadora do PETI, senhora Maria Lúcia Gomes da Silva e o instrutor de percussão Daniel Marques, que a convite eles trouxeram a Bandinha de Percussão do PETI, para se apresentar nas inaugurações dos dois espaços. 

Para o prefeito José Tadeu “o exemplo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(Peti) deve ser seguido, é algo que deu certo e que vem salvando muitas crianças da violência, eles tem entre seis e catorze anos e vem dando muito orgulho as famílias e ao Município.” Enfatizou o prefeito.

A Casa do Conselho Tutelar está funcionando na Rua José Caetano de Andrade, próximo a Prefeitura Municipal, contato: 3366-1235. O CREAS está funcionando na Rua José Pereira da Rocha, nº 240, contato: 3366-1998.

Ascom/PMLS

0 comentários: