Pontos de Cultura da Paraíba encerram Teia Cultural em CG e elegem delegados...

Foi coroado de sucesso o encerramento neste sábado, 12, no Auditório do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, a 3ª TEIA Cultural, que reuniu vários Pontos de Cultura do estado da Paraíba. O encontro foi uma realização da Secretaria Estadual da Cultura (Secult/PB), em parceria com as redes Nacional e Estadual dos Pontos de Cultura e Ministério da Cultura (SCDC/MinC).

A TEIA Cultural 2014, que teve início na noite da última quinta-feira, 10, reuniu representantes dos pontos de cultura da Paraíba e promoveu várias discussões em torno da produção artística e ações educativas de caráter inclusivo dos Pontos de Cultura, com atuação em todas as microrregiões da Paraíba. 

Durante toda a programação do evento foram realizadas rodas de conversa e Grupos de Trabalho que debateram temas transversais à atuação dos Pontos de Cultura, relacionados aos direitos culturais, cidadania, sustentabilidade, legislação e comunicação. Também houve mostra artística, com apresentações culturais dos pontos. Entre elas o lançamento do vídeo "Tenho Todos os Sonhos do Mundo", um filme-poema baseado na obra de Fernando Pessoa, realizado pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da cidade de Itabaiana e a apresentação de grupos de danças, como o Ypuarana, da cidade de Lagoa Seca.

Neste sábado, no final do evento, aconteceu a escolha de 27 delegados da Paraíba que participarão do 3º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que acontecerá em Natal,RN, de 19 a 24 de maio.

Participaram da TEIA Cultural, representando o Ministério da Cultura, o bolsista Ricardo Batista, da SCDC/MinC, e o chefe da Regional Nordeste do MinC, Gilson Matias; pela Secult/PB o gerente de Articulação Cultural, Pedro Santos, e o gerente de Promoção Cultural, Milton Dornellas; e da Rede Paraibana dos Pontos de Cultura, Hipólito Lucena e Buda Lima, dentre várias outras delegações. De Lagoa Seca, a convite do Ponto de Cultura Ypuarana, participaram Ulisses Santos e Hélder Loureiro, ambos da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.

Da redação

0 comentários: