Artistas de Lagoa Seca se unem e criam Associação dos Amigos da Cultura, da Arte e da Cidadania...

Músicos, dançarinos, escritores, poetas, fotógrafos, produtores culturais, jornalistas, artesãos e produtores culturais de Lagoa Seca reuniram-se, na noite desta segunda-feira, 31, na sede da Casa da Cultura Mestra Paulina Diniz para criar a Associação dos Amigos da Cultura, da Arte e da Cidadania. Na ocasião, foi aprovado seu estatuto e regimento interno, bem como realizada a eleição do seu Conselho Diretor e Fiscal.

Dentre os vários objetivos da Associação dos Amigos da Cultura, da Arte e da Cidadania está o de desenvolver e promover atividades nos campos da saúde, educação, cultura, cidadania e desenvolvimento humano, na perspectiva da promoção da melhoria da qualidade de vida e cidadania plena de todos os lagoasequenses; promover a arte e a cultura, implementando programas que vise o pleno exercício da cidadania cultural para o desenvolvimento da qualidade de vida da população; montar e apoiar oficinas, escolas informais, espetáculos nas áreas artísticas, vídeos, filmes e programas nas áreas de comunicação, como jornal, rádio e tv e programas de inclusão digital; promover e apoiar estudos e pesquisas, captar fundos e recursos, patrocinar pesquisas e projetos relativos à geração de renda em arte e cultura para beneficiar grupos populares em situação de vulnerabilidade, estimular a parceria e o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, dentre outros.

Segundo o artista plástico, poeta e escritor Josafá de Orós, um dos idealizadores da entidade e primeiro presidente eleito da entidade, a iniciativa visa agrupar todos os agentes que promovem e faz a arte e a cultura acontecer no município. "A grande diferença de nossa entidade que ora nasce é que nela pode se associar qualquer artista de nossa cidade, desde o profissional que trabalha com artes visuais, pintura, escultura, mosaico, web design, audiovisual, fotografia, museus, arquitetura e paisagismo, até os nossos artesãos e capoeiristas. Todos estão integrados ao projeto e são bem-vindos", disse.

Preside a Associação dos Amigos da Cultura, da Arte e da Cidadania o artista plástico e poeta Josafá de Orós. Seu diretor de Finanças é o ativista cultural Ulisses Santos e o Secretário Geral o músico e instrumentista Luzildo Queiroz. Seu Conselho fiscal é formado por Fábio, Daniel e Jocilene. 

Para otimizar os trabalhos da nova entidade representativa de Lagoa Seca vários departamentos serão criados com o objetivo de aglutinar pessoas dos mais diversos segmentos da comunidade artística do município para o fiel cumprimento dos seus objetivos. 

Da redação

0 comentários: