Direção do Sintab de Lagoa Seca presta contas aos filiados

Há cinco anos, exatamente no ano de 2009, iniciava o desafio da nova gestão do SINTAB pelo resgate de um sindicato autônomo, forte e atuante no município de Lagoa Seca. Ao mesmo tempo, surgia a responsabilidade de liderar as discussões acerca do piso salarial do magistério. Foram muitas batalhas, muitas frustrações, promessas não cumpridas e momentos de desmotivação diante de tantas negativas impostas pelo poder público.

Porém, a direção local do sindicato se manteve firme neste propósito, promovendo reuniões para a discussão da temática, assembleias, audiências, paralisações e manifestações. Contando sempre com a participação de vários professores guerreiros que acreditaram neste propósito, foi possível atrair a atenção dos demais colegas docentes para esta causa tão justa, pois quando algo é sonhado e buscado coletivamente vira realidade.

Foram muitos anos em que os professores não puderam comemorar o seu dia. Inclusive, em 15 de outubro de 2013, os educadores, juntamente com o SINTAB tomaram as ruas de Lagoa Seca para protestar contra o não cumprimento da lei do piso do Magistério. Naquele dia não houve comemoração, porém acreditamos que foi o grande marco da nossa luta. Este ato gerou desdobramentos positivos o que culminou na aprovação por unanimidade do projeto de lei 003/2014 que fixa o piso salarial do Magistério para uma jornada de 30 horas.

A sessão extraordinária do dia 28 de janeiro de 2014, que aprovou a lei do piso salarial em Lagoa Seca, marcou a vitória de uma luta que durou cinco anos. Essa data representa para os professores uma vitória histórica em termos de valorização profissional, e para a direção do SINTAB de Lagoa Seca consolida os compromissos firmados no inicio da gestão: a retomada de um sindicato independente e combativo, dos trabalhadores e para os trabalhadores.

Chegamos ao nosso último ano de mandato, com a sensação de dever cumprido, pois a lei do piso fechou um ciclo de lutas desta categoria. Sendo assim, parabenizamos os professores que fazem parte do quadro do Magistério público de Lagoa Seca e fazemos votos que esta conquista seja apenas o inicio de um processo de valorização desses profissionais.
Em nome da diretoria,

Josi e Dayane.

0 comentários: