Secretaria de Ação Social retoma atividades. A ordem é de muito trabalho para 2014...

Com o tema "O município que temos e o município que queremos" foi dado início na tarde desta quarta-feira, 15, os trabalhos da Secretaria Municipal de Ação Social, após o período de recesso natalino e de final de ano. Toda a equipe esteve reunida na sede da secretaria para rebeber as primeiras instruções. Na ocasião, houve avaliação nutricional, aferição de pressão e sorteio de brindes.

O novo secretário da pasta, Geovaneto Vilar, assegurou que o ano de 2014 será de muito trabalho. Ele deu as boas vindas à equipe, enaltecendo o comprometimento de cada um, assim como os importantes programas desenvolvidos no município pela secretaria, na perspetivava da promoção humana e inclusão social. 

"Nosso foco será no sentido de estabelecer e fortalecer as parcerias já existentes, descentralizar ações, monitorar e avaliar as medidas adotadas e controlar as ações sociais implantadas em todo o município. Todos devemos trabalhar em conjunto, porque não tem como o município fazer algo sozinho. O trabalho em rede é indispensável", asseverou.

A assistente social, Fátima Demétrio, diretora dos programas sociais, destacou em sua fala a importância dos programas sociais, como instrumentos de mudanças para efetivação dos direitos sociais. "Os programas sociais, nos ajudam a mudar a história de muitas pessoas, que antes não se sentiam parte da sociedade e hoje tem esse sentimento de pertença. Nosso maior compromisso será incluir pessoas socialmente e promover cidadania entre àqueles que mais necessitam"

Renovação de matriculas do PETI 

A Secretaria de Ação Social juntamente com a Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, comunica a todos os pais do município de Lagoa Seca – zona urbana e rural, que têm filhos entre 06 aos 14 anos de idade, matriculados no PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que as rematrículas já estão abertas desde a última segunda-feira, dia 13 de janeiro, nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com a coordenadora do PET, Lúcia Gomes, os responsáveis devem se dirigir a sede do PETI, situada na Rua Sérgio Augustinho Souza, 148, bairro São José, munidos da declaração escolar, xerox do cartão do SUS, número do NIS (cartão do bolsa família) e foto 3x4. 

A proposta pedagógica do PETI é de retirar crianças e adolescentes do trabalho infantil, mostrando que lugar de criança é na escola, desenvolvendo com isso seu potencial e habilidades intelectuais, tendo acesso a cultura, esporte e lazer. 

Inscrições para cursos do Pronatec

A Coordenadoria dos Programas Sociais da Secretaria de Ação Social, Fátima Demétrio, informa a população que encontram-se abertas no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua Antônio Borges da Costa, as inscrições para cursos que são ofertados pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e realizados no sistema SEST/SENAT. 

As inscrições serão realizadas nos dias 17, 20 e 21 de janeiro de 2014 (das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00). 

O cursos ofertados são: frentista - 20 vagas manhã, transporte escolar - 25 vagas manhã, auxiliar financeiro - 25 vagas tarde, auxiliar de pessoal - 25 vagas tarde, curso de motorista de transporte escolar.

No ato da matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: cópia RG, CPF e comprovante de residência, cópia da CNH - categoria D, cópia do certificado conclusão do ensino fundamental e certidão negativa de antecedentes criminais (Federal e Estadual), emitido no fórum ou através da internet.

Ainda serão oferecidos os cursos de auxiliar financeiro e auxiliar de pessoal e frentista. Os documentos para matrícula são cópia RG, CPF e comprovante de residência. Nesses cursos basta o candidato ter o ensino médio incompleto.

Da redação

0 comentários: