Prestação de constas: Geovaneto Vilar fala das ações da Secretaria de Administração da Prefeitura de Lagoa Seca...

Na tarde desta quarta-feira, 22, o atual secretário da Ação Social da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, Geovaneto Vilar, em entrevista ao jornalista Ubiratan Cirne, no programa Caturité nos Municípios, da Rádio Caturité AM de Campina Grande, fez um balanço das atividades da Secretaria de Administração, durante o período em que esteve à frente da pasta, de janeiro a dezembro de 2013. 

Dentro do que foi solicitado e confiado pelo prefeito José Tadeu Sales de Luna, Geovaneto Vilar elencou uma séria de ações importantes que deram celeridade a atual gestão pública do município de Lagoa Seca.

Num diálogo sempre aberto e franco com todas as categorias de servidores da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Administração, segundo Geovaneto Vilar, concedeu ajuste salarial a todos os servidores do município, proporcional ao novo salário mínimo referente o ano de 2013. Igualmente, foi concedida mudança das 25h para 30h para o magistério e incorporação de 20% da gratificação dos profissionais vinculados ao PSF, CAPS e NASF, conforme o art. 51 § 1º da Lei Complementar nº 001/2012. Elaboração de projetos de lei sobre gratificação de produtividade para os fiscais de tributos; remuneração variável dos fiscais de obras e posturas, entre outros.

Em sua fala, ele destacou a retomada das discussões com o SINTAB sobre o Plano de Cargos e Salários dos Servidores, que na gestão anterior, praticamente inexistiu.

Na sua gestão implantou, juntamente com o Departamento de Comunicação o site de notícias e o Portal da Transparência, que nesse momento passa por ajustes técnicos.

Uma das ações mais importantes da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca no ano de 2013, gestada a partir da Secretaria de Administração, foi a implantação do Planejamento Democrático (Orçamento Participativo). Pela primeira vez, cidadãos e entidades da sociedade civil puderam discutir e elencar suas prioridades para o próximo quadriênio. Tudo foi discutido democraticamente em dez regiões do município.

Ao falar da elaboração do PPA, LDO e LOA afirmou que tais institutos foram aprovados pelo Poder Legislativo. Para sua aprovação, Geovaneto Vilar acompanhou e discutiu pessoalmente com todos os setores da sociedade lagoasequense. "As demandas discutidas no Planejamento Democrático foram abordadas em todo processo de construção do PPA, LDO e LOA", ressaltou.

Outra questão levantada durante sua entrevista no programa Caturité nos Municípios, foi o encontro que teve com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ocasião que discutiram mudanças nas divisas dois dois municípios vizinhos. Na ocasião, lembrou Vilar, solicitou ao chefe do poder executivo campinense que cedesse uma parcela de terra, que legalmente é de Campina Grande, mas, historicamente é dada como sendo terras de Lagoa Seca. O pleito foi fundamentado em razão do município está lutando pela implantação de uma comarca para Lagoa Seca, que requer, entre alguns requisitos, que o município tenha uma área mínima de 100 km².

Sobre a modernidade da gestão pública, Geovaneto Vilar evidenciou a importância do Projeto Cidades Digitais que em breve estará funcionando em todos os órgãos públicos instalados na cidade. "O Governo Federal deseja instalar o cabeamento o mais rápido possível, esperando receber apenas toda a documentação da Prefeitura. Quando estiver funcionando, a transmissão de dados e o atendimento ao público melhorará em cem por cento", acrescentou.

Por fim, falou da importância de se rediscutir o Plano Diretor da cidade de Lagoa Seca e do fortalecimento do Conselho Municipal da Cidade. Nesse campo, destacou a realização em 2013 da Conferência Municipal da Cidade. 

Ao finalizar sua participação no programa, ele agradeceu a todos os colaboradores da Secretaria de Administração que ao longo de 2013 estiveram ao seu lado, aos lagoasequenses pelo encorajamento na missão de trabalhar com eficiência e senso de probidade e, em especial, ao prefeito José Tadeu, pela missão confiada. 

Quanto ao novo desafio enquanto secretário de Ação Social da Prefeitura de Lagoa Seca disse está bastante motivado. "Espero realizar um trabalho que valorize o ser humano em todas as suas dimensões e, incluir socialmente, sobretudo, àqueles que vivem em estado de maior vulnerabilidade".

Da redação

0 comentários: