Encontro Nacional de Irmãos Leigos Francisco acontece no Convento Ipuarana em Lagoa Seca


De Minas Gerais ou dos pampas gaúchas, do Amazonas ou do Mato Grosso, os irmãos leigos de todo o país chegam para se encontrar no Convento de Ipuarana, em Lagoa Seca, Agreste paraibano, que acolhe o 3º Encontro Nacional de Irmãos Leigos da Conferência dos Frades Menores do Brasil. O evento que começou nesta quinta-feira, 31 e segue até o dia 03 de novembro. Durante quatro dias os frades estarão refletindo sobre sua vocação religiosa laical e os desafios da evangelização.

De acordo com Frei Marconi Lins, ministro Provincial da Província anfitriã (Santo Antônio do Brasil), a motivação de cada um dos frades pode ser diversa assim como diversas são suas realidades e sua missão. No entanto, como propõe o lema do encontro, eles buscam “um só corpo, uma só comunhão, uma só vocação, uma só missão: irmãos!”.  

Na noite de abertura do encontro, depois de alimentar o espírito na simplicidade e beleza da oração coordenada pelos frades da Província da Santa Cruz (Minas Gerais), o ministro Provincial da Província anfitriã (Santo Antônio do Brasil), Frei Marconi Lins, acolheu aos irmãos com as boas vindas.

Retomar a caminhada dos encontros dos irmãos foi a proposta da primeira noite. Frei Luiz Augusto F. Lessa (Guto), OFM e Frei Tiago dos Santos, OFMCap encarregaram-se desse serviço, fazendo memória deste percurso histórico das duas ordens no Brasil (menores e capuchinhos).

Ano de 1957, tendo como idealizador do 1º Encontro Nacional o então 
Ministro Provincial Fr. Serafim Prein (sentado, no centro da foto).

Depois de 56 anos os religiosos voltam a se encontrar no Convento Ipuarana. O 1º Encontro Nacional de Irmãos Leigos da Conferência dos Frades Menores do Brasil, certamente o primeiro do Brasil e, também, da Ordem), aconteceu em 1957, tendo como idealizador o então Ministro Provincial Fr. Serafim Prein.

O Ministro Geral dos Frades Menores franciscanos, Fr. Michael Perry, enviou carta aos Irmãos leigos franciscanos reunidos em Lagoa Seca, para o seu o 3º Encontro Nacional. 

Por Hélder Loureiro

0 comentários: