Aesa registra 6,7mm de chuva em Lagoa Seca nas últimas 24 horas...


A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) registrou chuva em mais de 20 municípios paraibanos de domingo (12) para esta segunda-feira (13). O maior índice pluviométrico ocorreu no Litoral. A previsão para as próximas 24 horas é de chuvas isoladas no Sertão e nebulosidade variável nas demais regiões.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, as últimas chuvas não ficaram apenas no Litoral, elas também atingiram cidades do Agreste e Brejo. Destaque para São Miguel de Taipu (13,8mm), Gurinhém (11,1mm), São Sebastião de Lagoa de Roça, (7,7mm), Pilões (6,8mm), Lagoa Seca (6,7 mm)  e Matinhas (6,6 mm). A expectativa agora é de as precipitações cheguem ao Sertão.

As poucas chuvas que vem caindo com pouca intensidade nesse período (no verão) em Lagoa Seca estão animando os agricultores, já que muitos dizem que é 'um prenúncio de bom inverno'.

As conversas entre moradores e agricultores mais experientes da cidade e zona rural, típicas de quando começa a chover é uma só: as observações populares estão sobre as manifestações da natureza, plantas, animais, sinais e ventos que podem indicar características se o período será bom ou ruim de chuvas. Na verdade, o que resta aos agricultores é a incerteza do período chuvoso, mesmo assim, muitos já começam a preparar suas terras em todas as regiões de Lagoa Seca, município localizado na região do Agreste da Paraíba.

Preocupada com as chuvas que podem cair com maior intensidade neste mês de janeiro em Lagoa Seca, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil faz o alerta para as populações que moram em locais de risco que fiquem atentas aos sinais de deslizamentos de encostas, morros e barreiras, principalmente em locais como os bairros do , Cacimbão, Bela Vista, Morro e São José. 

Da redação

0 comentários: