Prefeito José Tadeu assina doação de terreno e construção de agência INSS Lagoa Seca terá início em 2014


Quando se tem vontade política em realizar, de fato, as coisas acontecem. Logo que assumiu a Prefeitura de Lagoa Seca, no dia 1 de janeiro de 2013, bastou tão somente o empenho pessoal do atual prefeito José Tadeu (PSC) em querer viabilizar a instalação de uma agência do INSS no município, que esse sonho começa a se tornar realidade. Essa luta também está ancorada no apoio de diversas pessoas e entidades do município que expressam o desejo em ver funcionando na cidade esse importante órgão público federal.

Nesta terça-feira (17), na sede regional do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), em Campina Grande, o chefe do executivo lagoasequense, juntamente com o gerente-executivo do INSS, Eleumar Meneses Sarmento, assinou termo de doação de um terreno para a construção de uma agência do INSS em Lagoa Seca, que será edificada no bairro Monte Alegre, bem ao lado do Ginásio de Esportes o 'Santinão'. 

A partir da assinatura, o órgão federal inicia os trâmites legais para a construção da nova unidade do INSS na Paraíba, cujo começo previsto para o início de 2014.

Para quem não se lembra, a garantia para doação do terreno foi dada pelo prefeito José Tadeu durante sessão especial na Câmara de Vereadores, realizada no dia 28 de maio desse ano. "Se depender de mim Lagoa Seca terá a agência do INSS. Vamos doar o terreno que fica ao lado do 'Santinão' para a construção da agência; quero o melhor para nossa terra e desenvolvimento de nossa região", ressaltou Tadeu na sessão. Na ocasião, o gerente regional do INSS disse que o município de Lagoa Seca está incluída no Plano de Expansão (PEX) da Previdência Social, implantado em 2009, que destina a construção de mais de 700 postos de atendimento em todo o país até 2015. Na Paraíba serão construídas 39 unidades da Previdência Social. Ao todo está previsto investimento de R$ 28,5 milhões no estado para expandir e recuperar a rede de atendimento já existente.

Eleumar Sarmento destacou ainda que a construção da APS Lagoa Seca é uma antiga reivindicação da população do município. "Nela, além do conforto e da comodidade, muitos serviços serão prestados à população, especialmente os beneficiários da previdência social, facilitando a garantia de seus direitos".  Atualmente, a Previdência Social injeta mais de 1 milhão de reais/mês na economia no município, através do pagamento de cerca de 5 mil benefícios.

A agência do INSS de Lagoa Seca seguirá os mais modernos projetos de arquitetura, utilizando equipamentos de informática, mobiliário adequado, sinalizações interna e externa bem visualizada, obedecendo as normas de acessibilidade em respeito aos idosos e deficientes. Na APS Lagoa Seca, que vai prestar todos os serviços previdenciários, os segurados encontrarão salas de perícia médica, de serviço social, guichês de atendimento, entre outros. 

Mais do que uma boa notícia para Lagoa Seca, o promeiro ano da gestão do prefeito José Tadeu fecha o ano com essa grande aquisição para o município, que vive um novo momento e uma fase especial em seu processo de desenvolvimento. Com isso só a população tem a ganhar.

Por Hélder Loureiro

0 comentários: