Município de Lagoa Seca receberá do Governo Federal doação de carro-pipa nesta segunda-feira, em CG


O município de Lagoa Seca receberá, nesta segunda-feira, 02, mais um equipamento móvel que servirá de forma extraordinária à sua população. Trata-se de um carro pipa que irá auxiliar, principalmente, no combate aos efeitos da estiagem. O novo veículo será de grande utilidade no abastecimento, principalmente, de escolas, postos de saúde e, eventualmente, às famílias que residem nos distritos e povoados da zona rural do município, que nessa época do ano, passam por grandes transtornos devido a falta de água potável.

A doação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). A solenidade de entrega acontecerá às 15h00, no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande e contará com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Além de Lagoa Seca, município localizado no Agreste paraibano, o Governo Federal fará a entrega de mais 29 carros-pipa a 23 pequenos municípios da Paraíba. 

A delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, Giucélia Figueiredo, informa que essa será a oitava entrega de equipamentos do PAC2 no estado e que eles chegam para apoiar os agricultores familiares que vivem em situação delicada na região. “Dizer a importância desse Programa, que causou um grande impacto na economia dos munícipios paraibanos, é pleonasmo. Nenhum município que está sendo beneficiado teria as condições de adquirir essas máquinas por recursos próprios. O Governo Dilma, através do MDA, ainda quer fazer muito mais diante desta grande estiagem”, afirmou Giucélia.

O investimento do MDA, na ação, atingiu R$ 7,9 milhões e beneficiarão 210 mil agricultores rurais, sendo 40 mil agricultores familiares. Até o final da ação, previsto para abril do próximo ano, serão doados a Paraíba 1.059 equipamentos, para melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 910 mil pessoas que vivem e trabalham no campo.

Além deste caminhão pipa, o município de Lagoa Seca já recebeu do Governo Federal uma retroescavadeira, uma motoniveladora e uma caçamba, que  estão sendo usados para a construção e melhoria das estradas vicinais, que ligam meio rural e área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar. Os equipamentos também estão construindo barreiros para armazenamento de água para a pequena produção agrícola.

Ônibus escolares também já chegaram ao município e estão servindo para o transporte de estudantes. Uma ambulância também foi adquirida com recursos próprios e está a disposição do Hospital Municipal Ana Maria Coutinho.

Com essas ações, a Prefeitura de Lagoa Seca, através do prefeito José Tadeu (PSC), em parceria com o Governo Federal, vem contribuindo para o desenvolvimento do município, e assim, ajudando aos que mais precisam, principalmente, no item, qualidade de vida e desenvolvimento humano.

Por Hélder Loureiro

0 comentários: