Lagoa Seca sedia encontro sobre turismo e produção cultural


O município de Lagoa Seca, localizado na região metropolitana de Campina Grande, Agreste paraibano, distante 129 km da capital paraibana realizou, na manhã desta terça-feira, 17, no Salão Paroquial, o 1º  Fórum Municipal de Turismo. 

Promovido pela Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, participaram do evento empresários, gestores de cultura e agentes de turismo do Compartimento da Borborema. O encontro serviu para apresentar as potencialidades turísticas do município, além de discutir a cerca da qualificação do turismo para a região e da elaboração de propostas e projetos culturais em conjunto.

Na ocasião, aconteceu uma mesa redonda com os temas “Ações e Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo no Agreste da Borborema” e “Estrutura e Funcionamento do Fórum do Brejo”. Participaram dos debates o secretário de Turismo da cidade de Lucena, José Maria, do Diretor Executivo do Paraíba Convention & Visitours Bureau, Romero Rodrigues e do Agente de Desenvolvimento do BNB, Sérvio Cabral. Os debates foram mediados pelo jornalista Rodolpho Raphael, chefe do Departamento de Comunicação & Marketing da Prefeitura de Lagoa Seca.

O prefeito do município de Lagoa Seca, José Tadeu (PSC) parabenizou a iniciativa da SECULT em promover um o 1º Fórum Municipal de Turismo. "Muito louvável a iniciativa da Secretária de Cultura em promover um evento deste porte, reunindo, sobremaneira, empresários do setor, professores, gestores, agentes culturais e de turismo, que assim como nosso governo, querem uma melhor divulgação das potencialidades turísticas da nossa região".

Durante o evento os participantes trocaram experiências, trataram de temas como a idealização de políticas de cultura e turismo para a região e chegaram a conclusão de que, unidos é possível conseguir e realizar grandes projetos culturais, desenvolver o turismo e difundir a cultura regional.

Ulisses Santos, assessor especial da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Lagoa Seca, ressaltou que "o turismo é um grande instrumento de desenvolvimento econômico e social em qualquer município. Nesse sentido, estamos aqui discutindo nossas potencialidades, que vão desde o artesnato, a culinária, o ecoturismo, entre outras demandas importantes que existem nessas áreas em Lagoa Seca. Nossa proposta é elaborar e dá visibilidade àquilo que temos e o que é produzido em nosso município, no campo da cultura e do turismo". Ele enfatizou ainda o esforço da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em buscar parcerias com com órgãos como o Sebrae, BNB, Secretarias de Turismo de outros municípios, além de órgãos estatais do governo da Paraíba, Convention Visitors Bureau, entre outros.

O turismo representa hoje, em nível mundial, uma das mais importantes atividades econômicas e sociais, principalmente por causa do seu poder de geração de empregos e redução das desigualdades regionais. Além de gerar riqueza, o turismo tem uma importante interação com o meio ambiente, com o meio cultural e social das comunidades locais.

Por Hélder Loureiro

0 comentários: