Vereador Diego do Veleiro propõe criação do Conselho Municipal de Juventude


Diante de tantos problemas enfrentados pela nossa juventude, em especial em Lagoa Seca, que não tem um fórum adequado para discutir as políticas públicas voltadas para esse importante segmento de nossa sociedade, preocupado com essa realidade, o vereador Maycon Diego (PMDB) apresentou, em forma de requerimento regimental, o qual já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, a criação do Conselho Municipal de Juventude. O projeto segue agora para a sanção do Poder Executivo.

Segundo o parlamentar, o Conselho visa acompanhar, propor e fiscalizar as ações pertinentes à temática da juventude no município de Lagoa Seca, sendo, ao mesmo tempo, um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o governo municipal.

"Entendemos que o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) seria um espaço organizado e democrático para que nossos jovens possam se empoderar de importantíssimos mecanismos na viabilização de políticas direcionadas à juventude, além de buscar maior conscientização do público jovem quanto aos problemas por eles enfrentados no dia a dia", asseverou.

Desde 2005 vários avanços foram registrados em relação à agenda juvenil, a começar pela criação da própria Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude, que é inédito na América Latina, já que o Brasil é o único país da região que possui um conselho voltado especificamente para os jovens. Composto por 60 membros, dos quais 40 são da sociedade civil, o Conjuve veio reforçar ainda mais a democracia participativa, que ganhou destaque ainda maior com a realização da I Conferência Nacional de Juventude, em 2008, em Brasília.

Por Hélder Loureiro

0 comentários: