No Dia Nacional da Cultura prefeito José Tadeu entrega Casa da Cultura Paulina Diniz

O dia 5 de novembro é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). Para celebrar esse momento da cultura nacional, a Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Cultura, presenteou os moradores da cidade com uma vasta programação, que teve início no Convento Ipuarana e sua culminância na Praça Severino Cabral, com várias apresentações artísticas e culturais.

A abertura oficial do Dia Nacional da Cultura aconteceu no Convento Ipuarana , às 08h30, com a apresentação do coral do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - formado por 25 crianças - que cantaram os Hinos Nacional e Municipal. O prefeito José Tadeu falou em seguida.

Na ocasião foram apresentados e lançados alguns projetos nas áreas culturais, os quais serão desenvolvidos pela Secretaria de Cultura já a partir desse mês de novembro. Dentre eles está o "Projeto Tapete Mágico", que consiste em aproximar crianças e adultos ao mundo da leitura dentro dos principais gêneros textuais da literatura infanto-juvenil, bem como o "Projeto Cinema, Poesia e Pipoca", que pretende disseminar a sétima arte em toda zona rural do município.

Foi lançado também a criação da Cinemateca e Biblioteca Municipal de Lagoa Seca, com entrega dos seus primeiros acervos.

Ainda pela manhã, houve uma ciclo de debates sobre Cultura e Identidade de um Povo, coordenado por José Gilson Matias Barros, represente do Escritório do Ministério da Cultura, com sede em Recife, que contou com a participação de representantes da área cultural das cidade de Pocinhos e Alagoa Nova. 

Na parte da tarde, várias apresentações culturais se seguiram no Convento Ipuarana. Diversos alunos das escolas da rede municipal de ensino prestigiaram o evento no local.

Ao dá prosseguimento a programação, ainda a tarde, o prefeito José Tadeu, juntamente com a vice-prefeita Eleuza Barbosa, entregou o espaço multiuso, denominado 'Casa da Cultura', que leva o nome de uma das grandes artistas da cidade, a artesã e santeira Paulina Diniz. Ele funcionará, provisoriamente, na sede do Ponto de Cultura Ypuarana, localizado na rua Antônio Borges, Centro. O local, abrigará também parte administrativa da Divisão de Cultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Lagoa Seca. Para marcar sua inauguração, a banda Ypuarana fez uma apresentação especial para convidados e público presente. 

Já na Praça Severino Cabra (Matriz da Matriz), a noite, vários artistas locais se apresentaram, com o multifacetado cantor, compositor, arranjador e comediante Luzildo Queiroz, o guitarrista André Vieira, o sanfoneiro Fabiano Santos, a bailarina Cecilia Leal e a dançarina de dança flamenca Simone Rodrigues. Ainda se apresentaram a mini-orquestra "Fé e Vida" e a Bandinha "Bate na Lata", formada por crianças atendidas pelo PETI Lagoa Seca. 

Por Hélder Loureiro

0 comentários: