Lagoa Seca já recadastrou mais de 50% dos seus eleitores no sistema de biometria


Com equipamentos adequados, ambiente agradável e uma equipe de servidores municipais (do Poder Executivo e Legislativo) motivada e comprometida em realizar um bom trabalho, o recadastramento biométrico na cidade de Lagoa Seca, no Agreste paraibano prossegue com agilidade. Dos 19.583 eleitores a serem biometrizados, cerca de 52% já realizaram seu recadastramento.

"A população do município de Lagoa Seca atendeu ao chamado da Justiça Eleitoral e os números demonstram que os nossos esforços produziram o resultado desejado. Vamos trabalhar até o recesso forense, dia 20 de dezembro. Só retornaremos aos trabalhos de coleta de dados biométricos e o recadastramento do registro eleitoral a partir do dia 07 de janeiro de 2014. Esperamos até o final de janeiro recadastrar 80% dos eleitores do município", enfatizou Jean dos Santos Diniz, chefe do Cartório Eleitoral da 71ª Zona Eleitoral, com sede em Campina Grande. 

Para efetuar o recadastramento biométrico e o registro eleitoral, o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: comprovante de domicílio (original); documento de identificação oficial: certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, ou controladores do exercício profissional e carteira de trabalho e previdência social.

Para o presidente do TRE da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a implementação do processo de votação biométrica conferirá maior segurança e confiabilidade à identidade do eleitor, excluindo, em definitivo, eventual possibilidade de fraude no procedimento de votação, quando uma pessoa, eventualmente, poderia votar por outra, uma vez que, no novo sistema, antes de exercer o direito de voto, a tecnologia implementada certificará, pela impressão digital – registro individual e único - a identidade do votante.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, segue dando prosseguimento a esse trabalho e está com uma campanha de ampla divulgação quanto a importância do recadastramento, que é obrigatório nas respectivas localidades onde está sendo realizado, sob pena de cancelamento do respectivo título de eleitor, com as consequências inerentes. Em Lagoa Seca, o trabalho da Justiça Eleitoral acontece na Câmara de Vereadores, das 08h00 às 16h00, até o dia 21 de março de 2014.

Por Hélder Loureiro

0 comentários: