Lagoa Seca comemora o Dia Nacional da Cultura


O Dia Nacional da Cultura é comemorado em todo o Brasil no dia 05 de novembro. Para celebrar a data a Prefeitura de Lagoa Seca por meio da Secretaria de Cultura elaborou uma vasta programação,  com atividades no Convento Ipuarana e na Praça da Matriz.

A data comemorativa foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, em homenagem a data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).  

A abertura oficial do Dia Nacional da Cultural será feita nesta terça-feira, 05, às 08h30, no Convento Ipuarana, com a apresentações artística e do Coral do PETI, fala do prefeito José Tadeu (PSC) e da secretária de Culrura, Marilene Elias Coutinho. Na ocasião, haverá o lançamento do "Projeto Tapete Mágico", que consiste em aproximar crianças e adultos ao mundo da leitura dentro dos principais gêneros textuais da literatura infanto-juvenil. 

A representação do Ministério da Cultura, com sede em Recife, através de José Gilson Matias Barros abordará o tema "A Cultura é a Carteira de Identidade de um Povo".

Consta ainda na programação de abertura, o lançamento do projeto de criação da Biblioteca Pública Municipal de Lagoa Seca, quando será entregue parte do acervo e início da campanha de doação de livros.

Será feito ainda o anúncio da criação da Cinemateca Municipal de Lagoa Seca, entrega do seu primeiro acervo e lançamento do projeto Cinema, Poesia e Pipoca, bem como do projeto Cinema na Zona Rural.

Conheça outros projetos a serem executados pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação: projeto Xilogravura e Literatura de Cordel: cultura do nosso povo; projeto Joias do Lixo, Reciclagem de Papel, entre outros.

Ainda dentro das atividades a serem desenvolvidas como políitica pública na área cultural, a Secretaria de Cultura lançará o projeto Música de Câmara na Câmara, projeto Cultura na Praça, parceria entre Museu do Índio e lançamento do Plano Municipal de Cultura e Turismo de Lagoa Seca.

Por Hélder Loureiro

0 comentários: