Esporte com educação e cidadania: conheça as ações do Departamento de Esportes da Prefeitura de Lagoa Seca em 2013


Com o objetivo de promover o bem estar, o lazer e continuar incentivando o esporte no município, a Prefeitura de Lagoa Seca, por meio do Departamento de Esportes, vem realizando diversas ações prioritárias na área do desporto, investindo recursos próprios ou através de convênios, fomentando práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um. Com isso, a preocupação fundamental da atual gestão é colaborar na formação do cidadão lagoasequense, desenvolvendo princípios, valores morais e éticos, além de provocar uma intensa interação social. 

"Entendemos que a prática de esportes nas suas mais diversas modalidades é um direito do cidadão e um dever do Estado. Além disso, nosso foco como política pública no setor é promover o espírito de coletividade, companheirismo, solidariedade, conhecimento e respeito mútuo, canalizando tudo para a educação, formando cidadãos críticos e colaboradores", afirma Denilson Costa, chefe do Departamento de Esportes.

Ao prestar contas das ações desenvolvidas pelo Departamento de Esportes dos últimos onze meses de 2013, Denilson Costa, gestor da pasta, traz, a seguir, um demonstrativo que aponta uma série de projetos já concretizados. Assim, vejamos: no quarto dia de governo, mais precisamente no dia 04 de janeiro de 2013, quando o município de Lagoa Seca comemorou 49 anos de emancipação política, o Departamento de Esportes promoveu, no Campo do Centro de Eventos Maristas uma partida de futebol amistosa entre a Seleção de Lagoa Seca X Campinense. Um grande público prestigiou o evento esportivo. 

Como política pública para o setor do desporto, a Prefeitura de Lagoa Seca, através do Departamento de Esportes, vem incentivando e apoiando o esporte amador no município. Como prova cabal dessa realidade, diversos torneios vêm sendo realizados quase que semanalmente.

A Prefeitura de Lagoa Seca também vem apoiando outras modalidades do esporte e lazer. Um exemplo disso foi a realização do tradicional Campeonato de Sueca, cuja premiação aconteceu no dia 28 de abril. A principal intenção da modalidade é proporcionar uma competição de entretenimento sadio, principalmente, formar e reforçar as amizades já conquistadas entre os cidadãos lagoasequenses.

Um dos grandes eventos que marcaram o primeiro semestre de atividades do Departamento de Esportes foi, incontestavelmente, o 'Mexe Lagoa Seca'. O evento que aconteceu no dia 05 de maio, na Praça Severino Cabral, contagiou e sacudiu todos os participantes. O evento foi marcado com ações sistematizadas e pontuais, sob a orientação de profissionais especialistas em saúde coletiva. 

Outro destaque do Departamento de Esportes da Prefeitura de Lagoa Seca foi o 1° Campeonato de Futsal de Inverno, envolvendo 40 times do município. O evento esportivo aconteceu de 18 de maio a 18 de junho, no Ginásio de Esportes o ‘Santinão’ e, reuniu, diariamente, cerca de 500 torcedores. 

Como forma de incentivar e apoiar os clubes e desportistas do município, o Departamento de Esportes vem adotando uma política de doação de material esportivo, como bolas e fardamentos. Outro apoio incondicional concedido aos atletas é o patrocínio que o Departamento de Esportes concede ao Real Lagoa Seca Feminino de Futsal. A equipe fundada em 2006 vem se destacando e conquistando vários campeonatos dentro de sua modalidade.

Em parceria com o Ministério da Educação, a Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Educação e Departamento de Esportes atende cerca de 60 crianças matriculadas no ensino fundamental do município com atividades esportivas em acompanhamento pedagógico dentro do Programa Mais Educação. As atividades esportivas acontecem no Centro Esportivo do ex-jogador Silva, atleta que já atuou no futebol europeu.

Ainda em parceria com a Secretaria de Educação, o Departamento de Esportes apoiou diversos alunos da rede municipal de ensino de Lagoa Seca, que participaram da seletiva do 1° Torneio de Pregobol, que aconteceu no dia 16 de junho, no Parque da Criança, em Campina Grande. 

Outra ação importante do Departamento de Esportes, em parceria com a Secretaria de Educação foi à execução do Projeto Atletismo “Atleta na Escola”, cujas eliminatórias aconteceram no mês de junho, no campo do Convento Ipuarana.  No mesmo período, outro evento que marcou a cidade de Lagoa Seca foi à promoção da 1° Copa de Instigação de Jiu-Jitsu, que reuniu mais de 300 atletas de vários municípios da Paraíba. 

Os atletas do Centro de Treinamento Jiu-Jitsu Rosinei Pereira têm recebido total apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura de Lagoa Seca. Seus alunos vêm se destacando nas competições regionais que participam, sempre conquistando os primeiros lugares e muitas medalhas.  

Mais detalhadas sobre as atividades do Departamento de Esportes serão publicadas numa edição especial da revista comemorativa sobre a história de Lagoa Seca, dentro da programação dos 50 anos de emancipação política do município. A revista, cujo lançamento acontecerá no dia 04 de janeiro, trará outras informações relacionadas as ações governamentais do primeiro ano da gestão do prefeito José Tadeu Sales de Luna. 

Por Hélder Loureiro

0 comentários: