Atletas de Lagoa Seca conquistam medalhas na última etapa do campeonato paraibano de Jiu-Jutsu


Mais uma vez os atletas do município de Lagoa Seca fizeram bonito na última etapa do Campeonato Paraibano Kids de Jiu-Jitsu, categoria até 17, realizado neste domingo, 17 de novembro, no ginásio de esportes o Ronaldão, em João Pessoa, capital da Paraíba.  A competição foi organizada pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado da Paraíba e reuniu atletas de diversos municípios. 

De Lagoa Seca participaram 17 atletas do Centro de Teinamento de Jiu-Jitsu Rosinei Pereira, dos quais 11 conquistaram medalhas. Medalhistas de ouro: Alisson, Carlos Renan, José Aurélio, Maria Vitória, Maria Lívia e Sabrina. Receberam medalhas de prata Lucas, Hélder Júnior e Andrey. Com o quadro de medalhas numa só competição, os atletas lagoasequenses se destacaram e estão entre os melhores da Paraíba.

No próximo sábado, dia 23, os atletas do  Centro de Teinamento de Jiu-Jitsu Rosinei Pereira participam da Cpa Zona Sul de Jiu-Jitsu em João Pessoa, e nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro participarão da última etapa do paraibano de Jiu-Jitsu adulto, também na capital paraibana. Para finalizar a agenda de competições de 2013, a equipe de Lagoa Seca, representando a Paraíba participa, no dia 08 de dezembro do Opem Caicó de Jiu-Jitsu, que será realizado no Ginásio Nonosão, na Ilha de Santana, no Rio Grande do Norte. 

Sobre o Jiu-Jitsu

A história do Ji-Jitsu começa com os samurais japoneses, que utilizavam a luta como uma arte de combate,  porém, inicialmente tornou-se marginalizado. Até que um mestre chamado Jigoro kano mestre revolucionou o Ji-Jitsu, e essa evolução tornou-se o judô, que utiliza os mesmos principios de combate do antigo Ji-Jitsu.

Ji-Jitsu significa suavidade na técnica, onde jiu significa suave e jitsu, arte ou técnica, e é um termo de origem japonesa. Jiu jitsu é uma arte marcial, com origem na Índia, que utiliza várias técnicas e golpes para derrotar o oponente.

No Ji-Jitsu, utiliza-se a força em golpes que envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. No Ji-Jitsu é possivel que, com o movimento certo,  um lutador menor vença um maior. Existem alguns golpes onde é até mesmo possível fazer com que o adversário desista da luta, ou então que ele desmaie ou quebre uma articulação.

Por Hélder Loureiro

0 comentários: